Finanças pessoais

É melhor comprar ou alugar um imóvel?

Essa é uma pergunta que quase 100% das pessoas responderiam que sim, que desejam ter um imóvel próprio e sair do aluguel.

No entanto, muitas pessoas têm dúvidas entre comprar ou alugar um imóvel, pois nem todos acham que a compra pode ser uma boa opção e acabam optando por alugar um espaço e guardar dinheiro para outras conquistas.

Isso acontece, porque os juros para a compra de uma casa própria normalmente são altos e a burocracia também é um forte impeditivo para muitos trabalhadores conquistarem o tão sonhado lar.

Mas, será que vale a pena comprar?

Antes de tudo, é preciso pensar no objetivo, ou seja, se ter o imóvel trará mais tranquilidade à família, além de outros aspectos, como avaliar a organização financeira, o momento profissional de todos os envolvidos e se há uma reserva de emergência. Tudo isso é muito válido,  pois no caso de um financiamento, por exemplo, a dívida é algo a muito longo prazo.

No caso de aluguel, pode parecer que não, mas há vantagens nesse tipo de aquisição. A primeira delas é a mobilidade: Quando a pessoa não pretende ficar muito tempo em um bairro ou cidade, talvez essa seja a melhor opção, já que alugar casa ou apartamento possibilita uma mudança de endereço mais imediata e menos burocrática, o que facilita a vida de quem deseja mais agilidade nos processos.

Além disso, em casos de crise financeira, a pessoa também pode escolher alugar algo mais barato e ir juntando o valor da entrada para tentar reduzir as parcelas do financiamento da casa ou do apartamento.

A desvantagem ocorre quando o proprietário do imóvel deseja obtê-lo de volta antes do previsto. Isso porque, a situação pode acarretar um desconforto para o inquilino com problemas para buscar um novo local de urgência.

No caso de quem tem a possibilidade de adquirir um imóvel à vista, é preciso levar em consideração todos os custos envolvidos, como documentação e mobília. Se esses valores estiverem dentro do seu orçamento, certamente será um grande negócio, visto que a quitação do débito já livrará você de dívidas.

Quando a opção de financiar imóvel é interessante

Quando o quesito for financiamento, o planejamento tem que ser baseado na possibilidade de todos os envolvidos da família, pois todos têm que estar dispostos a entrar nesta dívida.

É preciso saber se a parcela do financiamento é mais cara que um aluguel que vocês pagariam na região; se todos desejam ficar na casa por muitos anos; se todos estão dispostos a fazer sacrifícios para adquirir esse bem; se o imóvel é perto do centro ou do trabalho da maioria dos membros da família; entre outros questionamentos que levarão vocês a optarem pela compra do bem.

Vale lembrar, que todo o custo jamais pode comprometer a reserva de emergência.

Comprar imóvel para alugar

Já na hipótese de investir em um imóvel para depois alugá-lo, a ideia é perceber se o cenário está bom para esse tipo de negócio. As expectativas para investir em imóvel em 2022, por exemplo, têm se mantido em alta e a utilização das novas tecnologias tem ajudado bastante a encontrar bons imóveis. Alguns programas do governo também têm beneficiado a aquisição, além do setor de construção estar em ascensão.

Mas, outros pontos devem ser levados em consideração, tais como:

  • Localização do imóvel – pois a região pode valorizar ou desvalorizar seu imóvel.
  • Atenção às tendências – analisar se o empreendimento fica em uma área da cidade que possa receber outros investimentos ou em uma praia que receba muitas pessoas, por exemplo.

Por fim, o importante em toda essa história é sempre analisar se isso trará felicidade à família. Problemas sempre surgirão em qualquer lugar que estejamos, mas objetivar a conquista, seja ela alugada ou comprada, é o fator predominante para que o plano saia do papel e vocês consigam finalmente adquirir um lugar que trará bem-estar a todos.

(Redação – Investimentos e Notícias)