Finanças pessoais

Cliente Bradesco poderá fazer Pix usando dinheiro de outros bancos

O Bradesco anunciou que desde ontem, 5, passou a permitir que transações Pix em seu ambiente sejam feitas com saldos de outros bancos. O novo serviço faz parte do âmbito do Open Finance, que dá liberdade de acesso aos usuários dos sistemas bancários no Brasil.

O recurso já começou a ser disponibilizado no app do banco e, na prática, o cliente poderá ter a opção de enviar R$ 50 via Pix para uma outra pessoa por meio do app do Bradesco, por exemplo, utilizando o dinheiro da conta corrente do Itaú.

A ferramenta foi homologada pelo Banco Central, que submeteu a modalidade a testes de tecnologia e segurança. Tal novidade é baseada na nova forma de tratamento de dados feita pelas instituições financeiras, que possibilita o compartilhamento de informações a partir do consentimento do cliente.

Com isso, o Bradesco passa a ser o primeiro banco a oferecer o recurso no país. “A implementação da nova funcionalidade vai proporcionar ainda mais conveniência aos nossos clientes para realizar suas transferências via Pix. A novidade é mais um atrativo que incentiva a adesão ao Open Finance”, destaca Antonio Daissuke, Diretor de Conta Corrente e Cash Management do Bradesco.

Como usar o recurso

Quem quiser realizar uma transferência desta forma, terá que entrar na área Pix dentro do app do Bradesco, escolher de qual instituição será feito o débito e definir o valor.

Em seguida, o usuário será direcionado ao ambiente do outro banco, onde fará o login normalmente e passará por autenticação. Depois, é só conferir as informações e autorizar que o valor seja transferido. 

Após o Pix ser concluído, o cliente será redirecionado de volta ao aplicativo do Bradesco.

Para o usuário, a vantagem será a praticidade de poder utilizar saldos de várias instituições dentro de um app, já que a ferramenta centralizará as transferências em um único local.

Vale lembrar, que esse recurso não é obrigatório, podendo cada um manusear seu dinheiro da forma que achar melhor.

Open Finance

O chamado iniciador de pagamentos é um mecanismo desenvolvido para o mercado que acompanha a fase 3 do Open Banking, que passou a ter o nome de Open Finance.

As empresas reguladas pelo Banco Central que iniciarão transferências e pagamentos aos clientes foram nomeadas de ITPs (iniciadores de transação de pagamentos). Elas seguem regras de sigilo bancário, proteção e segurança definidas pela Convenção do Open Finance no Brasil.

Desta forma, para que a instituição financeira se torne um ITP, é necessário ter uma certificação e uma homologação do BC, que é o selo de garantia aplicado ao sistema.

Atualmente, o Brasil conta com 13 empresas liberadas para este serviço, incluindo grandes bancos como Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Inter, além de BTG, Mercado Pago e Sicoob. No entanto, nem todos liberaram produtos e serviços dentro dessa categoria.

Para Daissuke, o Bradesco começa dando um passo adiante ao permitir o processamento do Pix para outras contas com esse recurso. O executivo afirmou ainda, que a liberação no app ocorrerá de forma gradativa aos clientes pessoa física.

(Redação – Investimentos e Notícias)