Finanças pessoais

Nova consulta ao sistema de valores a receber deverá ser liberada

O Banco Central (BC) deverá liberar em breve uma nova consulta ao sistema de valores a receber. Segundo a Instituição, o dinheiro esquecido soma mais de R$ 4,1 bilhões para milhares de pessoas físicas e jurídicas, serão incluídas outras situações diferentes do que o simples “esquecimento” nesta segunda fase. Confira os sete novos casos:

  • Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas a empréstimos cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  • Contas de pagamento pré-pagas e pós-pagas encerradas com saldo disponível;
  • Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores imobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
  • Entidades em liquidação extrajudicial; FGC (Fundo Garantidor de Crédito); FGCoop (Fundo Garantidor de Cooperativismo de Crédito).

Para ter acesso ao dinheiro esquecido nos bancos, o interessado poderia consultar a plataforma do Banco Central (BC), porém, o site mostra que as consultas e solicitações de resgates estão “temporariamente suspensas para aprimoramento”.

Vale destacar que para consultar o dinheiro esquecido é preciso ter acesso à conta Gov.br, nível prata ou ouro. Após realizar o procedimento inicial você deve acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data previamente informada e fazer login.

Feito isso é só consultar uma das opções: valor a receber; a instituição que deve devolver o valor; a origem do dinheiro esquecido e clicar na opção “Solicitar por aqui”, para receber via Pix, ou na opção “Solicitar via instituição” para entrar em contato e combinar qual será a instituição de sua escolha.

Vale lembrar que o cidadão poderá pedir o resgate dos recursos no momento da primeira consulta, sem necessidade de fazer agendamento O sistema contará com novas informações repassadas pelas instituições financeiras. Os dados serão atualizados e pode haver novos recursos disponíveis.

Pagamento de dinheiro ‘esquecido’ em bancos atrasa 4 meses no BC

O Banco Central ainda não tem uma data definida para retomar os pagamentos, que desde 2 de maio, está paralisada. Entre os imprevistos ocorreu a greve dos servidores do BC, que terminou em 5 de julho. Agora, segundo o site, “estamos trabalhando em melhorias do SVR e na inclusão de novos valores”. O BC afirma que o cronograma e as informações sobre a nova etapa serão divulgados oportunamente e com antecedência, mas não explica os motivos do atraso.

(Redação – Investimentos e Notícias)