Empréstimo

Buscas por crédito para negativados aumentaram 31150% 

Um levantamento realizado pelo Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), realizado durante o mês de setembro, com cerca de 4,89 milhões de consultas no Google, mostra que o termo “empréstimo negativo liberado na hora” cresceu cerca de 31150% em comparação ao mês de agosto. Em segundo lugar, as pesquisas por consignado Auxílio Brasil também foram destaques no último mês. Termos como “que dia vai ser liberado o empréstimo do Auxílio Brasil” e “empréstimo Auxílio Brasil sai hoje” atingiram 5950% e 600%, respectivamente, no buscador.

Lembrando que o consignado do Auxílio Brasil é um tipo de empréstimo que permite que os beneficiários de programas assistenciais do Governo Federal tenham descontado diretamente no benefício as parcelas dos empréstimos contratados em instituições financeiras habilitadas junto ao Ministério da Cidadania. As parcelas são descontadas no benefício todos os meses com juros que não podem ser superiores a 3,5% ao mês, sendo a parcela mínima de pagamento do empréstimo R$ 15 e a máxima, R$ 160.

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelam que, em julho, 63 milhões de brasileiros tinham o “nome sujo” por conta de dívidas. Esse número corresponde a 39,17% da população maior de idade no Brasil. “Mesmo com a retomada do mercado de trabalho surpreendente nos últimos meses, o cenário macroeconômico continua incerto no país e muitos brasileiros têm procurado por empréstimos como uma alternativa para quitar as dívidas, mesmo estando negativados”, analisa o diretor operacional da FinanZero, Rodrigo Cezaretto. 

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no mês de julho, o país atingiu um recorde histórico de aproximadamente 42,3 milhões de empregos formais. Outro termo que se destacou no buscador foi “empréstimo negativado online”, com um crescimento de 200% no mesmo período.

De acordo com o último levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em agosto, a inadimplência ainda atinge 79% das famílias brasileiras. “É possível notar que os brasileiros estão ainda mais necessitados de dinheiro e renda extra. Com isso, estão enxergando nos pedidos de empréstimo uma chance de saírem do endividamento, por esse motivo as buscas pelos termos têm sido tão intensificadas. O país continua enfrentando uma situação em que o poder de compra ainda está no mínimo”, completa Cezaretto.