Empréstimo

Conheça as vantagens dos empréstimos com garantia de veículo

No segmento dos empréstimos há diversas formas de garantia para quem deseja obter um recurso. O veículo é um desses meios e, com ele, a pessoa pode conseguir dinheiro de uma forma muito mais barata que o cheque especial ou o cartão de crédito, por exemplo.

Segundo Daniel Colavito, superintendente de Varejo do banco BV, as taxas de juros anuais do empréstimo com garantia de veículo são menores que outros tipos de crédito.

O EGV (Empréstimo com Veículo em Garantia) do BV, inclusive, registrou uma taxa de 32,92% ao ano, enquanto as operações de crédito para pessoas físicas chegaram a 59,9%. Já o cheque especial atingiu 130,7% e o cartão de crédito rotativo alcançou patamares acima de 437,3% ao ano, segundo dados recentes do mercado.

Com isso, o executivo orienta que os consumidores observem as possibilidades e busquem a melhor opção. No entanto, é preciso atenção em alguns detalhes, além de identificar as principais vantagens do EGV.

A contratação e aprovação desse tipo de empréstimo é bastante simples: ao optar pela modalidade, a pessoa não precisa passar por uma extensa avaliação de crédito, pois o crédito pode ser contratado de forma segura e online.

Além disso, o veículo dado como garantia pode continuar sendo utilizado normalmente após a negociação. Ou seja, o proprietário continua com o veículo e tem a liberdade de usá-lo como fazia anteriormente.

Outro item interessante é que o empréstimo não precisa ser para um fim específico, como acontece com algumas linhas de crédito, como o financiamento de imóveis ou crédito empresarial, por exemplo. “Diferente de financiamento, em que o valor obtido é designado para um fim determinado, o EGV é um empréstimo e, portanto, não há necessidade de justificativa para o uso da quantia. É possível o cliente usar o dinheiro como quiser: quitar dívidas, viajar, reformar a casa ou investir em um negócio”, afirma Colavito.

Ainda de acordo com o superintendente do BV, com esse tipo de empréstimo, alguns bancos podem liberar um valor maior para o cliente. O BV, no caso, libera até 120% do valor do automóvel usado como garantia, o que ajuda ainda mais a vida de quem precisa de dinheiro emprestado.

A escolha do tipo de veículo que vai colocar como garantia também é um direito do consumidor. Pode ser um automóvel leve, como carro, ou pesado, como ônibus ou caminhão. No sistema do banco BV é necessário apenas ter um automóvel já quitado, em seu nome e em bom estado. 

O pagamento pode ser em até 72 meses e as parcelas são fixas até o fim do contrato.