Empréstimo

Início de ano: como evitar golpes na hora de obter um empréstimo

Tradicionalmente o mês de janeiro é marcado por um acúmulo de dívidas: compras de final de ano, impostos, material escolar e férias. Para se ter uma ideia, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias brasileiras com dívidas foi de 78,9% em novembro de 2022.

Com esse cenário a taxa de inadimplência também se encontra em alta e muitos buscam empréstimos para tentar quitar algumas dívidas e sair do vermelho.

O problema é que com o aumento pela procura de empréstimos, também cresce o número de golpes, principalmente os digitais, uma vez que está cada vez mais fácil obter dinheiro emprestado de forma on-line 

A executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% on-line, Thaíne Clemente, afirma que antes de contratar um empréstimo é importante buscar informações e apostar em empresas com credibilidade no mercado. Confira dicas importantes da especialista para evitar golpes na hora de buscar e contratar um empréstimo on-line:

Fintechs nunca pedem depósito adiantado de dinheiro

Esse tipo de ação é ilegal, portanto, as fintechs que prestam um serviço realmente seguro não utilizam esse recurso. Se a empresa está pressionando muito, exigindo rapidez no fechamento do contrato, também pode ser um sinal de golpe. “Contratos de empréstimos têm de ser muito pensados e decididos com calma”, aconselha Thaíne. O usuário deve receber um documento para analisar após sinalizar que tem interesse em adquirir o serviço, ler com muita atenção e então fechar o empréstimo. 

Evite passar seus dados pessoais pelas redes sociais e tome cuidado com agiotas

Por serem uma forma de contato instantânea, as redes sociais são, muitas vezes, o meio escolhido pelos clientes para sanar dúvidas. Porém, o cuidado com as informações pessoais é primordial. Evite fornecer dados como endereço, CPF, fotos de documentos ou do cartão de crédito e senhas bancárias de forma pública nas redes. Outra dica é ficar de olho no contato de possíveis agiotas pela internet. “Essas pessoas entram em contato com o cliente oferecendo um meio mais rápido de empréstimo, que muitas vezes pode ser um golpe”, exemplifica a executiva.

Procure um site de confiança na hora de simular o empréstimo

Pequenos detalhes podem mostrar a falta de segurança de um site. Apesar de discretos, eles podem ser percebidos se analisados com atenção. Por exemplo, no início do endereço eletrônico, as letras utilizadas têm de ser https e não apenas http. Também é válido conferir o símbolo de um cadeado, que geralmente aparece antes do site. Se ele estiver fechado, significa que o site tem dados criptografados, forte indicativo de que é um endereço seguro. 

Pesquise sobre a empresa

Colocar o nome da empresa em um portal de buscas pode ajudar a tirar dúvidas e resolver indecisões. Lá, vão constar dados como endereço fixo e contato oficial, além de fotos, reclamações e comentários dos clientes, que podem ser decisivos para o fechamento do negócio. Outra dica é olhar as redes sociais da empresa e sites como o Reclame Aqui, para ter certeza de que a companhia existe e busca ajudar seus clientes a solucionar possíveis imprevistos. “A Simplic oferece serviço de crédito pessoal on-line no Brasil desde 2014 e investe em diversas ações para garantir a segurança dos seus clientes, além de conteúdos educacionais. É importante garantir que a empresa tenha compromisso e seriedade antes de tomar uma decisão”, conclui Thaíne.