Educação financeira

Você sabe a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo? Confira!

O dólar é uma das principais moedas do mundo! Hoje ele é muito usado para movimentações financeiras internacionais e suas cotações diárias são muito importantes. Mas temos duas opções: o dólar comercial e o turismo. Confira as suas diferenças.

O dólar comercial é muito usado para definir as taxas do mercado. Ele é utilizado no pagamento ou recebimento de recursos das importações e exportações de bens e serviços. Por esse motivo, só pode ser negociado por empresas ou instituições financeiras.

Com isso, ele é mais barato, pois grandes movimentações são feitas diariamente por empresas e instituições e assim o preço dele fica menor.

Já o dólar turismo é negociado em casas de câmbio e correspondentes cambiais. Por incorporar alguns custos, como impostos, importação do papel-moeda, custos administrativos, logística e outros, este dólar é mais caro que o comercial.

Ele é mais caro, pois existe um custo operacional envolvido para assegurar a transação entre as instituições e o consumidor, a qual está mais sujeita à flutuação diária dependendo da demanda do mercado.

Além das taxas de movimentação da moeda, existe o custo de logística, transporte e segurança do dinheiro em espécie, a margem de lucro da instituição e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Evidentemente, compras de dólar em espécie em casas de câmbio utilizam o dólar turismo, mas isso se aplica também a todas as operações efetuadas no exterior, inclusive contratação de serviços digitais e compras com cartões pré-pagos de viagem.

Dólar como investimento

A moeda norte-americana será sempre uma boa opção de investimento. No entanto, é importante frisar que o dinheiro em espécie está sujeito a mais riscos, como acidentes, pragas domésticas e furtos. Sendo assim, com casas de câmbio, contas e corretoras digitais, o ideal é aproveitar períodos de queda para comprar dólar sem sair de casa. Algumas plataformas aceitam pagamentos via boleto, oferecendo mais opções para aproveitar melhores condições de compra.

(Redação – Investimentos e Notícias)