Muitos brasileiros reclamam que o dinheiro é curto e o mês é longo demais. Se no mesmo dia que você recebe o salário, ele já evapora da conta: é hora de ligar o alerta. Isso é um sinal claro de que a saúde da vida financeira não vai bem. Os motivos podem ser vários, mas a boa notícia é que existem alguns gastos desnecessários que conseguimos eliminar.
Muitas vezes nós não contabilizamos os gastos pequenos que temos na rotina e eles são justamente os responsáveis por abocanhar boa parte da grana e fazê-la sumir logo que cai na conta. Confira alguns desses gastos e como se livrar deles:
Aplicativos de delivery e de transporte
Algumas facilidades que conseguimos com os aplicativos são economia de tempo e energia. Depois que nos acostumamos com essas facilidades, nosso cérebro nos prega peças para repetir sempre o mesmo comportamento. Isso pode nos jogar diretamente para a terra das dívidas desnecessárias.
Quem nunca chegou muito cansado do trabalho e pediu uma comida por entrega pela comodidade? Ou talvez tenha feito aquela corrida no aplicativo de transporte porque eram “só 10 reais”? Acontece com todo mundo. O problema é que somados, esses gastos podem aumentar gradativamente sua fatura do cartão.
Anuidade do cartão
Quantas pessoas você conhece que têm o costume de checar a média de gastos com anuidades e tarifas no cartão? A verdade é que se você fizer isso, vai ficar impressionado com o valor que dá para economizar nesse quesito. A economia que pode ser feita varia de 25% a 100%, a depender do plano contratado no seu cartão.
Promoções por impulso
Sabia que aproximadamente 60% das pessoas aproveitam ofertas de crédito para comprar por impulso? É um comportamento normal, ninguém precisa se sentir culpado por isso.
Nossas vidas são bombardeadas por propagandas o tempo todo: ao usar o celular, andar na rua, assistir televisão. Com tantos estímulos consumistas, a palavra promoção é só mais um incentivo para nos convencer que precisamos de algum produto.
Atraso de pagamentos
Os motivos para não pagar dívidas são inúmeros. Mas deixar de pagar contas por esquecimento é uma das maiores falhas que alguém pode fazer com o próprio salário. Evite gastos desnecessários com multas e juros. Para evitar os atrasos, coloque no débito automático algumas contas como cartão de crédito, água, luz e telefone.
Comer fora de casa
Evite fazer as refeições fora de casa. São gastos desnecessários e como não são contabilizados, a chance de você jogar seu dinheiro pelo ralo é enorme. Crie o hábito de fazer todas as refeições em casa. É mais barato e até mais saudável.
(Redação – Investimentos e Notícias)