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Saiba como evitar golpes no Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor é uma data já consumada entre os comerciantes, que visa criar oportunidades de venda para atrair clientes em potencial. No entanto, o período também acaba chamando a atenção de possíveis criminosos, que se aproveitam do momento para aplicar golpes e divulgar sites falsos.

Segundo a Serasa, dentre as estratégias para captar vítimas, encontram-se as páginas falsas nas redes sociais, que dispõem de mensagens atrativas e têm o objetivo de roubar informações bancárias ou outros dados pessoais de usuários mais vulneráveis.

Para isso, os golpistas se passam por vendedores em aplicativos de mensagens, encaminhando boletos fraudulentos ou códigos Pix direcionados para suas contas pessoais.

“Na dúvida, não clique e cheque a veracidade da promoção nos canais oficiais da empresa. Assim, você não corre risco de sofrer prejuízos financeiros e/ou danos emocionais”, explica Aline Sanchez, gerente da instituição.

Como prevenir?

Com o intuito de ajudar os consumidores a não serem pegos nesses golpes, a Serasa divulgou alguns cuidados que podem garantir a segurança nas compras online.

Pesquise sobre a empresa

Segundo o órgão de proteção ao crédito, é preciso identificar dados comerciais sobre o e-commerce antes de fazer qualquer transação online. Isso porque, os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço e CNPJ.

Outro ponto importante é conhecer a história da empresa, pesquisando sua reputação na Internet. O Procon, por exemplo, mantém uma lista das empresas que recomenda evitar.

Certificação digital

Uma segunda dica é checar as certificações digitais. As lojas virtuais normalmente procedem com segurança aos clientes, buscando obter selos de segurança e certificações digitais que protegem os dados fornecidos por eles. Confira também se o endereço da página começa com “https”, e não “http”.

Textos e mensagens

Atente-se para os erros, pois sites fraudulentos normalmente contêm erros de português e fotos de má qualidade, já que são construídos de forma amadora e com a finalidade exclusiva de tirar dinheiro das pessoas.

Promoções excessivas

Fique de olho em certos tipos de mensagens agressivas, como “últimos minutos para aproveitar” ou “desconto imperdível”, que tendem a envolver o consumidor e atrair sua atenção para o golpe.

Dispositivos seguros

Um item importante é usufruir de conexões seguras. Utilize WiFi, computador ou smartphone nos quais conheça a procedência. Nunca faça compras virtuais por meio de computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de Internet.

Comprovantes das compras

Por fim, não se esqueça de salvar as telas que indicam que a compra foi realizada, além de guardar códigos de confirmação e e-mails que chegam à sua caixa contendo os dados da transação. Esses documentos podem ser úteis para comprovações futuras e, em caso de golpe, denunciar sites falsos e criminosos.