Bancos

Pagamento por aproximação cresce com usuários do Agibank

O pagamento por aproximação passou a ser uma realidade presente no dia a dia de muitos brasileiros. O sistema tende a se expandir cada vez mais no país, abrindo espaço dentro dos meios financeiros.

O recurso, tido como um meio seguro e ágil, ganhou ainda mais destaque após a pandemia do coronavírus, visto que o sistema minimizou o contato físico entre as pessoas.

Tecnologia 

A tecnologia chamada NFC aplicada nesse sistema permite que dois objetos interajam entre si quando próximos, como acontece com os cartões físicos, celulares e máquinas. Desta forma, é possível eliminar a inserção do cartão e senha nas maquininhas de cartões.

A aceitação da modalidade já atingiu patamares elevados, marcando uma alta de 187,8%, em 2022, e somando R$ 572,4 bilhões, segundo dados Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – Abecs.

A partir de tais informações, o Agibank também anunciou um aumento expressivo no volume de compras pagas com a tecnologia “aproxime e pague”. De acordo com o banco, somente no primeiro trimestre deste ano, houve um crescimento de 121,7% na quantidade de transações, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

A preferência do consumidor por este meio de pagamento se deve pela garantia de uma experiência rápida e prática, aponta Matheus Girardi, diretor de Clientes e Produtos do Agibank. “Não ter que andar com dinheiro em papel e frequentar caixas eletrônicos são duas das principais razões para o Pix e o pagamento por aproximação estarem conquistando cada vez mais a preferência das pessoas”.

Outros dados

Números de uma pesquisa realizada pela Mastercad mostram que mais de 80% dos brasileiros utilizaram algum meio de pagamento digital ao menos uma vez entre 2021 e 2022. Com isso, é possível observar o impacto que a tecnologia traz ao ampliar a inclusão financeira no Brasil.

Ainda de acordo com o Agibank, o objetivo da instituição financeira é inserir mais facilidades na rotina de seus clientes, embora reconheça que existe uma grande parte da população brasileira dependente de suporte para usufruir dos canais digitais e ter um acesso mais digno a serviços que visam melhorar a vida cotidiana.

Vale lembrar, que o banco conta com uma plataforma completa digital e mais 900 lojas físicas distribuídas pelo país, que “funcionam como portões de acesso para o mundo virtual”.

As unidades possuem atendimentos direcionados ao perfil de cada usuário e especialistas que oferecem uma experiência bastante dedicada e eficaz.