Cartão de Crédito

Entenda como funciona o número do seu cartão de crédito

Com toda certeza você já teve dúvidas de como funciona o número do seu cartão de crédito. Mas, você sabe para que servem?

Ter conhecimento sobre eles permite com que você compreenda como funciona qualquer cartão de crédito.

Está com dúvida sobre o número do seu cartão de crédito? Neste artigo, ficará sabendo tudo sobre ele.

Para que serve o número do cartão de crédito?

A numeração do cartão de crédito possibilita a identificação nas operações financeiras, possibilitando o reconhecimento da qual instituição pertence e a bandeira que consta no mesmo.

Provavelmente, você não conhece a quantidade de números existentes no cartão de crédito, não é mesmo? Em sua grande maioria, é composto por uma sequência de 16 números, que são divididos em 4 partes.

Sendo assim, cada cartão possui o seu número, trazendo consigo a identificação do usuário, proporcionando assim confiabilidade aos seus processadores e fornecedores.

Onde está localizado o número do seu cartão de crédito?

Frequentemente a numeração do plástico está localizada na parte frontal de seu cartão, porém algumas empresas já emitem essa numeração no verso.

Também existem cartões que não possuem numeração, por conta do seu seu alto limite. As instituições adotaram isso como uma forma de segurança.

A identificação do cartão pode se dar nos primeiros dígitos do cartão, sendo:

  • 5 – Mastercard ou Elo
  • 4 – Visa
  • 3 – American Express

Seguindo estes números, os próximos seis, são referentes à instituição financeira. Sendo assim, do sétimo número em diante, temos os números que se referem aos dados do usuário.

O último dígito do cartão refere-se à validade da sequência numérica, sendo uma segurança para validação na hora de uma transação entre o cliente e o fornecedor.

Para que serve o chip do cartão de crédito?

Instituições bancárias com o desejo de diminuir golpes, inseriram em seus cartões de crédito o chip.

Desse modo, o chip, localizado na frente do cartão de crédito, contém todos os dados do cartão do cliente.

Qual a bandeira do meu cartão?

Conforme dito anteriormente, pode ser verificado a bandeira do cartão pelo seu primeiro dígito, porém seu símbolo também é impresso na parte frontal do cartão.

Qual o telefone da operadora do meu cartão de crédito?

Além dos números contidos no cartão, há também o telefone para contato com a operadora que é responsável por este cartão, geralmente incluso em seu verso.

Como verificar o banco emissor?

Esta informação consta impressa no cartão do crédito, sendo possível identificar qual a origem do produto bancário. Em geral, a identificação do banco de origem aparece na parte frontal do cartão.

Para que serve o código de segurança?

Conhecido também com a senha para operações financeiras, o código de segurança permite a efetivação de compras de maneira online.

Este código, conhecido por muitos como CVV, possui três dígitos e está contido no verso de seu cartão.

São características deste código:

  • Geralmente está escrito em itálico;
  • Impresso em tamanho menor;
  • Podem ser nomeados como: CVC, CVV ou CCV.

LEIA TAMBÉM: O que é o MM AA do cartão e para que serve essa informação? || Conheça Bancos Digitais com Cartão de Crédito para Negativados