Cartão de Crédito

Empréstimo no cartão de crédito, vale a pena?

O cartão de crédito é um belo aliado quando o assunto é comprar parcelado para desafogar o orçamento do mês. No entanto, é preciso ter cautela na hora de usá-lo, a fim de não adquirir dívidas impagáveis.

Além de todos os benefícios que o crédito pode trazer, há também a modalidade de empréstimo, que é bem pouco conhecida por existirem diversas outras formas mais tradicionais de conseguir pegar dinheiro emprestado.

Fato é que, em algumas situações, usar esse método pode ser bastante interessante, mesmo ele apresentando alguns riscos, como acontece com a alta taxa de juros aplicada ao usuário. Por isso, vale total atenção na hora de tomar emprestado valores de seus cartões de crédito.

Como funciona

O empréstimo com cartão de crédito é uma linha de crédito pessoal disponibilizada, mas que não compromete o limite do cartão.

Ou seja, quando uma pessoa é cliente de um banco, por exemplo, ela pode ter uma linha de empréstimo pessoal destinada para quem já possui cartão de crédito. Assim, ao solicitar o valor, a pessoa recebe o montante na conta corrente ou poupança e a cobrança das parcelas é feita diretamente na fatura do cartão de crédito.

No entanto, existem dois pontos importantes a serem observados: O primeiro é que o desvio não compromete o limite rotativo do cartão de crédito. Enquanto que no segundo, caso haja atraso no pagamento da fatura do cartão, é aplicado juros e IOF sobre o valor do empréstimo.

Limite do cartão

Vale lembrar que quando acionado o empréstimo com cartão de crédito, o limite não fica comprometido. Isso significa que a pessoa pode continuar usando o cartão normalmente, respeitando seu rotativo.

Vantagens e desvantagens

É de suma importância entender que ao solicitar o valor, o usuário precisa conhecer bem as configurações para tomar a decisão correta. Em relação aos pontos positivos, podemos contar com praticidade na contratação, não comprometimento do limite do cartão e zero burocracia na análise de crédito.

Já no quesito “pontos negativos” estão as taxas de juros alta, incidência de juros e IOF mediante atraso no pagamento da parcela e facilidade em causar um grande desequilíbrio financeiro, caso a pessoa não se organize com os débitos. Por isso, o ideal é deixar esse tipo de empréstimo para um último caso.  

Existem duas maneiras para a solicitação desse crédito:  

• Verificar em seu banco ou instituição financeira se existe um limite de empréstimo liberado.

• Fazer uma simulação para encontrar todas as opções de empréstimo disponíveis em vários bancos e instituições financeiras.    

Seja como for, pense e analise se é interessante para seu patamar atual solicitar um empréstimo nessas condições, pois a melhor opção sempre será a que se encaixa no seu bolso.