Cartão de Crédito

BNDES libera cartão de crédito para microempreendedores

O Banco Nacional de Desenvolvimento lançou mais um meio de financiamento para os microempreendedores. Segundo o BNDES, a partir de agora, pessoas classificadas como Microempreendedor Individual – MEI poderão contar com um cartão de crédito que ajudará no processo de aquisição de produtos. Além deste segmento, pequenas e médias empresas também têm a possibilidade de solicitar o serviço.

A novidade gera uma vantagem para quem precisa investir no desenvolvimento de seus negócios. O limite pré-aprovado pode chegar a R$ 2 milhões.

Ainda de acordo com a entidade, a aquisição do cartão pode ser feita em formato on-line. Ou seja, com essa etapa, o BNDES garante que a operação seja realizada diretamente com a instituição, sem intermediários, gerando mais segurança para todos os usuários.

Regras

Em primeiro lugar, para conseguir obter o cartão, é necessário que os microempreendedores estejam com todos os pagamentos relacionados ao INSS, FGTS, Rais e tributos federais regularizados. Além disso, há uma lista com mais de 270 mil itens credenciados para que a empresa adquira o que precisa por meio do valor disponibilizado pela instituição financeira.

Dentre os produtos estão, por exemplo, insumos para produção de móveis e ingredientes para produção alimentícia em confeitarias, além de outros materiais que podem ser fundamentais para o avanço do pequeno e médio empresário.

O BNDES também informou que as compras realizadas com o cartão poderão ser parceladas, o que proporciona maior controle na gestão financeira da companhia. 

No entanto, assim como em qualquer modelo de cartão de crédito, é importante ficar atento ao limite disponível e a data de pagamento da fatura, a fim de evitar a cobrança de juros.

Solicitação do cartão

O empresário que tiver interesse em solicitar o benefício, basta acessar o site do Cartão BNDES e fornecer dados como o número do CNPJ e os faturamentos anual e mensal registrados pela empresa.

Em seguida, é necessário já ter uma conta corrente Pessoa Jurídica em um dos bancos emissores, como Bradesco, Itaú e diversos outros que constam na lista do Banco Nacional.

Vale lembrar que, se o interessado precisar de um limite maior, ele pode solicitar o cartão em mais de um banco, com o objetivo de somar os limites para as compras que deseja fazer.

Assim que a aprovação for efetivada, o titular do cartão terá acesso a uma plataforma on-line com uma lista de itens disponíveis.