Bitcoins

Toyota cria no Japão tecnologia avançada de reuso do cobre automotivo

Em parceria com a Tsusho e mais nove empresas, a Toyota Motor Corporation criou uma tecnologia automatizada avançada no setor de reciclagem de cobre contido dentro da fiação dos veículos. O produto reciclado na operação apresenta grau de pureza de 99,9%, o que torna o componente reutilizável, além de manter suas características e propriedades.

No final da vida útil do veículo, ocorre a remoção da fiação e o produto bruto sofre uma prensa. Uma resina específica para triagem separa o cobre dos outros componentes existentes, e após esse processo, o metal é peneirado de acordo com o tamanho e o peso coletado magneticamente. Depois de realizada essa primeira etapa, a Toyota envia o cobre para a produção da fiação, que será utilizada com a finalidade de equipar os veículos da marca.
Atualmente, a empresa já faz o uso de cobre reciclado em parte dos seus carros no Japão, e pretende aumentar a participação gradativamente, chegando a mil toneladas até 2016.
Segundo estudos feitos pela montadora, toda a quantidade de cobre disponível no mundo seria o suficiente para abastecer os diversos mercados que já o utilizam por mais 40 anos, uma vez que tal recurso é finito e seu consumo aumenta exponencialmente. Com base nesses dados, fica nítido que a reciclagem e o reuso tornam-se, cada vez mais, mecanismos indispensáveis.

(Redação- Agência IN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.