Antigamente pensar em ir ao banco já era motivo para ter dores de cabeça. Mas, com a chegada dos bancos digitais esse cenário mudou e uma verdadeira revolução no cenário bancário do país aconteceu.
Hoje em dia, com apenas um celular na mão passou a ser possível abrir uma conta bancária. Com alguma burocracia, é claro, mas sem papéis: tudo enviado por meio de fotos tiradas com a câmera do próprio celular.
E isso mais do que nunca permitiu a inclusão financeira. Quem antes não tinha o famoso “cadastro” aprovado em um banco tradicional, agora poderia ter uma conta bancária, sem muito esforço. E, conforme os bancos tradicionais resistiam à ideia da digitalização, mais fatia de mercado foi sendo tomada pelos bancos digitais, formando o cenário ideal para a revolução vista hoje.
E todos vão concordar que seguramente, o grande diferencial dos bancos digitais para que se desse essa grande conquista de território foi o atendimento prestado aos clientes. E isso tem diversas razões.
A primeira e mais óbvia delas é que não é mais preciso enfrentar trânsito para ir até uma agência e ser atendido. Basta fazer o acesso pelo aplicativo no celular. O segundo grande diferencial para que os bancos digitais pudessem revolucionar o cenário bancário no Brasil (e no mundo) foi a oferta de serviços. Ou seja, o atendimento virtual que dispensa deslocamentos e é feito com muito mais agilidade não apenas resolve os problemas dos clientes. Pelo contrário. Diversas operações podem ser feitas por meio do aplicativo disponibilizado.
Além disso, uma gama de serviços mais complexos também pode ser feita por meio dos bancos digitais. Um exemplo disso são as aplicações financeiras. Muitos produtos de diversas classes são oferecidos aos clientes para que possam fazer a contratação por meio de tecnologia como o reconhecimento facial.
Futuro
O que podemos notar é que é muito pouco provável que este movimento de modernização esteja perto do fim. Pelo contrário. O que o cenário mostra é que cada vez mais surgirão novas soluções para facilitar a vida do cliente final.
Aqui no Brasil, podemos citar o open finance, que vem sendo gradualmente implementado no país. Isso mostra que, no final das contas, muito da competição do mercado atualmente passa pela agilidade e pela modernização com a qual os clientes são atendidos.
(Redação – Investimentos e Notícias)