Bancos

Nubank lança ferramenta de bloqueio para conter ligações falsas

O Nubank acaba de anunciar uma nova ferramenta de segurança que estará disponível dentro de seu aplicativo. O chamado “Alô Protegido” ajudará a combater golpes que podem acontecer via chamadas telefônicas.

O serviço funcionará bloqueando de forma automática ligações suspeitas que venham de falsas centrais de atendimento. Com isso, os usuários estarão mais protegidos e livres do efeito de possíveis golpistas.

Segundo o banco digital, as chamadas que contêm golpes são aquelas nas quais os criminosos “camuflam” o telefone de origem e o substituem pelo número de contato do Nubank. Desta forma, a pessoa acredita que a ligação vem da empresa e, às vezes, acaba fornecendo dados ou informações que não é conveniente.

“Queremos ir além das campanhas educacionais e trazer uma solução eficaz para combater chamadas fraudulentas e proteger ainda mais nossos clientes. Foi pensando nisso que desenvolvemos o Alô Protegido. A ideia é oferecer alertas, evitando que os usuários se tornem vítimas de golpes e fraudes”, afirma Fabiola Marchiori, VP de engenharia do Nubank.

Campanha

O Nubank informou que segue trabalhando firmemente no desenvolvimento de novas ferramentas de segurança para sua plataforma. Inclusive, o lançamento deste recurso faz parte da campanha #PareceMasNãoÉoNubank, que tem o propósito de alertar os clientes sobre situações que podem parecer que são oferecidas pelo banco, mas não são.

Vale lembrar, que o Nu é a primeira instituição financeira do mundo a oferecer esse tipo de serviço e, inicialmente, a proteção será liberada apenas para aparelhos Android.

Alô Protegido

Para ativar a proteção o usuário não precisará baixar nenhum app adicional. Basta acessar o menu ‘Segurança’ no app e, em seguida, clicar na opção Alô Protegido. Após isso, o cliente deve clicar no botão para ativar e em ‘Permitir’ para autorizar o gerenciamento de chamadas pelo aplicativo.

A novidade conta com o bloqueio inteligente, que é uma barreira automática para números suspeitos e falsas centrais de atendimento, além de um suporte ágil e verificado, que contempla chamadas autenticadas e confiáveis.

A companhia informou que esta é uma camada adicional de segurança, que tem a tarefa de dificultar golpes gerados por engenharia social. Além disso, quando houver dúvida sobre qualquer abordagem via telefone, o recomendado é que a pessoa desligue a chamada e procure a empresa via canais oficiais de atendimento.

O Nubank afirmou ainda, que nunca solicita que as pessoas baixem aplicativos, realizem operações ou troquem senhas para efetivação de qualquer ação por meio do telefone.