As contas digitais tem sido uma novidade bastante interessante para os brasileiros. Desde que elas começaram a surgir no país, foram muito os benefícios e as facilidades conquistados pelos usuários.
No entanto, recentes mudanças no sistema bancário acabaram também trazendo certos receios aos clientes, além de dois bancos anunciarem que deixaram de oferecer serviços nesse tipo de plataforma.
O primeiro deles é o Bitz, carteira digital do Bradesco, que parou de funcionar desde abril deste ano. Já a segunda instituição é o Banco Original, que anunciou recentemente que não atenderá mais pessoas físicas.
Vale lembrar, que o Brasil é o país com mais contas digitais no mundo, segundo uma pesquisa realizada pelo Finder no final de 2022.
Renúncia do Bitz e Banco Original
O Bitz era apenas uma das opções digitais administradas pelo Bradesco. Isso porque, além dessa carteira, o banco também detém o Digio, outra conta digital que passou a manter os usuários do Bitz. A transição aconteceu após a instituição financeira finalizar a aquisição da conta digital e optar por manter apenas uma carteira em funcionamento.
No caso do Banco Original, o encerramento das atividades para pessoas físicas envolve também o PicPay. Ou seja, atualmente as duas empresas são administradas pela J&F Participações e a companhia informou que decidiu migrar os clientes de uma para outra.
Desta forma, cerca de 2,5 milhões de usuários serão transferidos para o PicPay, o que fará com que a J&F não perca seus clientes em meio à reorganização.
Ainda de acordo com o Banco Original, até julho, a empresa já deve estar 100% operando no segmento agrícola e com empresas de médio e grande porte.
O que pode acontecer com as contas digitais no Brasil
Após essas notícias de encerramento das contas, muitos cidadãos ficaram preocupados com o que pode estar por vir referente ao mercado digital. Entretanto, não é possível prever se outros bancos tomarão a mesma decisão ou se haverá mais fusões no setor.
Até hoje, os bancos digitais vem tomando a rotina de boa parte da população. Além disso, diversas faixas etárias já aprenderam a lidar com esse tipo de tecnologia, o que mostra o quão importante foi a chegada dessas plataformas.