A Forbes, em parceria com a empresa de pesquisa de mercado Statista, divulgou uma pesquisa que aponta 415 instituições financeiras como as melhores do mundo. O que chama a atenção é que, entre elas, estão dez companhias brasileiras, como o banco Sofisa, o Nubank e o Sicoob.
No ranking anual apresentado pela revista de renome internacional são avaliadas categorias como serviços digitais, atendimento ao cliente, assessoria financeira e confiança. E, segundo o estudo, o Sofisa foi apontado como o melhor banco do Brasil, além dos bancos digitais Nubank, C6 Bank e PagBank também obterem destaque.
Isso se deve graças ao impacto que essas instituições estão causando em muitos países, refletindo as mudanças adotadas pela pandemia, que trouxe novo conforto aos clientes com serviços online.
Por outro lado, embora tenham forte presença no mercado interno, instituições como Banco do Brasil, Bradesco e Itaú não entraram na lista deste ano. Dos tradicionais, apenas Caixa Econômica e Santander apareceram no ranking.
A pesquisa foi realizada com 48 mil clientes bancários em 32 países. No Brasil, o Sofisa liderou o topo dos 10 mais. Em seguida, vieram Nubank, Sicoob e Banco Inter.
Na 5ª posição apareceu PagBank, na frente de Banrisul e C6 Bank. Por último, Banco Safra, Santander e Caixa Econômica.
Nos Estados Unidos, entre os 75 integrantes da lista, o United Services Automobile Association (USAA) ficou com a melhor colocação, seguido por Union Bank & Trust (UBT) e Liberty Bank.