Bancos

Bancos digitais disparam em aumento de novos clientes em 2023

O Nubank foi considerado o banco que mais ganhou clientes no Brasil em 2023. Os dados foram apurados pelo Banco Central, por meio do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e pelo Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR), que indicaram a instituição, entre os 15 principais bancos e instituições financeiras, como a empresa que mais conquistou novos usuários.

De acordo com o levantamento, o número de clientes do Nubank passou de 69,08 milhões em 2022 para 86,11 milhões no ano passado, o que representa um aumento de cerca de 17 milhões de clientes.

Com a novidade, há uma virada notável no cenário bancário brasileiro. Isso porque, o Nubank passou a figurar entre os maiores bancos do país, sendo que no terceiro trimestre de 2022, a empresa ultrapassou o Santander Brasil.

O crescimento significativo seguiu até o segundo trimestre de 2023, quando o banco digital consolidou sua posição, ao superar o Banco do Brasil (BB). Com isso, a instituição passou a ficar atrás apenas de gigantes tradicionais como a Caixa Econômica Federal, que lidera o ranking com 152,4 milhões de clientes, seguida pelo Bradesco, com 105,8 milhões, e o Itaú, com 100,7 milhões.

Os números apontam que essa recente realidade reflete o impacto significativo que os novos modelos de negócios exercem sobre a dinâmica do setor financeiro do país.

Banco Neon

Ainda sobre este cenário, o banco Neon também vem se destacando em relação ao crescimento proporcional, abraçando uma alta de 33,5% em sua base de clientes.

Tal desempenho não apenas explicita a crescente relevância dos serviços bancários digitais, mas também posiciona a Neon como um importante protagonista no segmento.

Vale lembrar, que além da Neon, outros bancos digitais também conquistaram posições de destaque entre os maiores crescimentos. O Banco Inter, por exemplo, registrou um crescimento de 25,6%, o C6 Bank obteve 23,8%, enquanto o Mercado Pago somou 18,7% de aumento.

Os nomes compõem o grupo seleto de instituições financeiras que têm se destacado na era digital.