Nesta terça-feira, 12, o Nubank anunciou uma novidade para sua plataforma de serviços. O banco digital, que é hoje uma das maiores instituições de serviços financeiros, lançou um novo recurso de organização e planejamento financeiro para seus clientes: As “Caixinhas” personalizáveis passarão a compor o aplicativo da empresa e terão o objetivo de dar mais autonomia às pessoas, auxiliando-as a guardar dinheiro de uma maneira mais organizada e descomplicada.
Segundo o Nubank, os usuários poderão obter diferentes possibilidades de rendimentos com uma experiência customizada, sendo tudo integrado à conta digital.
Personalização das Caixinhas
As Caixinhas poderão ser personalizadas com o nome e a foto de cada usuário, além de serem divididas para que o cliente guarde seu dinheiro com potencial de rendimento superior ao CDI, de acordo com as especificações que ele precisar para acelerar a realização de diferentes planos e sonhos.
O recurso disponibiliza investimentos sugeridos pelo Nubank, conforme os objetivos e o prazo pré-estabelecido pelo cliente. No entanto, o serviço também dá liberdade de escolha ao usuário para que ele busque o que achar melhor para atingir seu objetivo, como comprar a casa própria ou fazer uma viagem, por exemplo.
O banco afirmou que, inicialmente, serão oferecidos RDB, com possibilidade de liquidez imediata (caixinha Reserva de Emergência) ou diária (demais caixinhas) e rendimento de 100% do CDI. Além disso, o Nu Reserva Imediata será um fundo voltado para renda fixa com liquidez diária e potencial de superar o CDI ao longo do tempo. O rendimento dos valores separados em caixinhas ocorrerá desde o primeiro dia da aplicação e em todos os dias úteis, explicou a instituição.
Estudos sobre usuários bancários
O Nubank realizou uma pesquisa com mais de 1,2 mil brasileiros da população bancarizada (clientes e não-clientes). Segundo os estudos, 28% dos entrevistados afirmam não possuir o hábito de guardar dinheiro. Já em outra pesquisa deste ano, 45% disseram não ter conhecimento sobre investimentos/complexidade, 40% acham que o produto não é para eles e 20% afirmaram ter medo de perder o dinheiro.
Olhando para este cenário, a criação das Caixinhas se deu por meio da demanda dos clientes ao longo dos últimos anos nas redes sociais, canais de atendimento e na NuCommunity, espaço online dedicado ao diálogo com clientes. “Já fazia bastante tempo que nossos clientes nos pediam uma solução para guardar e separar dinheiro. Então, começamos a desenvolver a ideia até chegarmos a este modelo”, disse Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank.
O desenvolvimento do produto incluiu diversos testes com grupos de clientes e funcionários da empresa, os Nubankers. “Os nossos estudos mostraram que as Caixinhas podem auxiliar na organização financeira e criar o hábito de guardar dinheiro de forma mais intencional e personalizada.”
Disponibilidade das Caixinhas
O banco informou que a novidade começará a ser disponibilizada para uma base reduzida ao longo do mês de julho, devendo ser liberada a todos os clientes com acesso à conta do Nubank no Brasil até o final de setembro.
Vale lembrar que, com as novas opções de investimento com rendimento diário por meio das Caixinhas, o saldo de novos depósitos na Conta do Nubank passará a render automaticamente 100% do CDI apenas a partir do 30º dia, ou seja, de forma retroativa no primeiro mês. A mudança ainda conta com a incidência de IOF (Imposto sobre Operação Financeira) sobre valores transacionados de depósitos com menos de 30 dias na conta digital, o que impacta o rendimento real dos clientes.
(Redação – Investimentos e Notícias)