Empréstimo

Saiba analisar os pontos importantes de um empréstimo pessoal

Os empréstimos existentes no mercado podem até ser aliados financeiros na hora de um aperto na vida do brasileiro, porém, é preciso ter atenção na escolha, pois há centenas de opções disponíveis e com os mais variados requisitos.

Normalmente, esse tipo de crédito é solicitado no momento de uma despesa inesperada, ou até mesmo quando a pessoa deseja realizar um sonho. No entanto, obter informações corretas é imprescindível neste momento, além do aprendizado em relação à administração do dinheiro de forma eficaz, o que pode evitar outras dificuldades financeiras no futuro.

Para se ter uma ideia, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito, só em janeiro deste ano, o número de inadimplentes no Brasil subiu 3,78%, em comparação ao mesmo mês de 2023. São quase 67 milhões de devedores.

“Muitos brasileiros não sabem que existe diferença entre contrair uma dívida e ser considerado inadimplente, por exemplo. Se a pessoa consegue pagar as parcelas da dívida dentro do prazo acordado com a instituição financeira ou qualquer outra empresa, não é considerada inadimplente”, explica Isadora Simons, gerente sênior de operações da 99Pay, carteira digital da 99.

Olhando para todo este cenário, é preciso entender algumas nuances do sistema financeiro no Brasil. Para isso, confira algumas dicas sobre o que considerar ao solicitar um empréstimo pessoal:

Avaliação

A principal tarefa de quem deseja buscar um crédito é analisar sua necessidade e atual condição financeira. Verificar os rendimentos, gastos mensais e dívidas ajudará a estabelecer a capacidade de pagamento de parcelas de empréstimos sem comprometer muito as finanças pessoais.

Condições do empréstimo pessoal

As condições do empréstimo também são importantes de serem analisadas. Ou seja, é essencial realizar uma pesquisa detalhada e comparar as taxas de juros, prazos e termos propostos pelas instituições financeiras, visto que não se deve considerar apenas a taxa de juros, mas também outras cobranças adicionais, como taxas de abertura de crédito, por exemplo.

Golpes

Entenda que tudo não passa de simples e boas análises no geral. Entretanto, este item  pode te levar a um grande problema, caso não seja observado com cautela.

Ao buscar empréstimos pessoais, é fundamental estar atento a possíveis práticas desonestas. Com isso, sempre fuja de taxas ou depósitos antecipados, pois essa é uma tática muito comum utilizada por fraudadores.

Evite também fornecer informações pessoais ou bancárias sem antes confirmar a legitimidade da empresa e desconfie de taxas e valores muito destoantes do mercado.  Outro ponto importante é sempre buscar os canais oficiais da companhia na qual você pretende buscar crédito.

Riscos

Lembre-se de avaliar os riscos associados ao empréstimo, incluindo a possibilidade de inadimplência, pois os impactos negativos podem acarretar mais problemas em sua rotina financeira. Além disso, endividamentos podem influenciar na pontuação de crédito e até provocar a perda de ativos.

Contratos do empréstimo pessoal

Por fim, nunca deixe de ler o contrato, por mais extenso ou maçante que ele seja. Antes de firmar qualquer acordo de empréstimo, examine cuidadosamente todos os termos para conseguir identificar possíveis “pegadinhas” no meio do caminho.

Não deixe de tirar todas as suas dúvidas, sem medo, para que sua decisão final seja tomada com consciência e sabedoria.