A Visa divulgou uma notícia não muito agradável para seus milhões de clientes. Segundo a empresa, que é uma das maiores gerenciadoras de cartões no mundo, os serviços de crédito que possuem a bandeira Visa passarão a ter um reajuste nas taxas de transações.
Com isso, a partir do dia 1º de maio, clientes que utilizam cartões de crédito para pagamentos de boletos ou Pix via carteiras digitais no Brasil enfrentarão tarifas maiores.
A novidade não agradou muito os usuários, inclusive, porque não houve muita transparência na liberação da notícia, já que a Visa liberou o comunicado inicialmente apenas em inglês e de forma restrita, gerando indagações quanto à falta de comprometimento da companhia.
Ainda de acordo com a operadora, as novas taxas variam conforme a categoria do cartão. Para os modelos Visa Classic e Visa Gold, por exemplo, a taxa para transações à vista subiu para 2,69%, enquanto para os parcelamentos de sete a 12 meses, o reajuste foi para 5,60%.
Já os cartões premium como Visa Platinum, Visa Signature e Visa Infinite também sofrerão reajustes, porém, com taxas partindo de 3,22% até 5,62%.
Aumento da taxa
A companhia informou que o aumento está alinhado com regulamentações vigentes e que foram feitos estudos por parte da empresa para o ajuste de taxas de acordo com o mercado e o consumo.
No entanto, especialistas indicam que estes aumentos podem refletir em maior lucratividade para os bancos emissores dos cartões, enquanto que os consumidores terão que lidar com custos elevados, o que impactará diretamente no poder de compra.
Além disso, os comerciantes também enfrentarão maiores encargos financeiros, levando, automaticamente, a um repasse desses custos para os preços ao consumidor final.
Apesar de tantas controvérsias, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços declarou que não interfere nas políticas comerciais de suas empresas associadas. Já o Banco Central ainda não se pronunciou sobre o caso.
Os clientes em geral da Visa aguardam medidas adicionais sobre o caso, considerando que os reajustes não prejudiquem desproporcionalmente os consumidores, além de também solicitarem mais transparência nas decisões futuras da companhia.
Vale lembrar, que é importante que haja diálogo entre as empresas de serviços financeiros e seus clientes, a fim de que o compromisso entre as partes se mantenha saudável em todo o tempo de relacionamento.