A B3 anunciou ontem, 4, uma nova área focada no investidor pessoa física. Segundo a Bolsa de Valores brasileira, a novidade chega para quem possui ações da B3 S.A. (ticker: B3SA3) em sua carteira de investimentos ou para quem esteja começando a acompanhar os papéis da companhia.
De acordo com a empresa, a seção está localizada dentro do site de Relações com Investidores da Bolsa, podendo ser acessada por meio do menu principal. A iniciativa prevê que a B3 se aproxime cada vez mais desse tipo de investidor.
Dentro da página, o cliente encontrará dados e informações de forma simplificada dos itens necessários para o comando das aplicações financeiras, além de também ter, de forma centralizada, as atualizações em tempo real.
Ainda segundo números apresentados pela B3, desde 2020, a base de investidores PF tem crescido. Houve uma alta de 57% no período, saindo de 201.728 para 316.839 CPFs. Atualmente, 6% da base de investidores da B3 S.A. é composta por pessoas físicas.
“Esta é mais uma das várias frentes da B3 para aproximar o investidor individual. Além de usarmos as redes sociais para tratar de temas de interesse desse público, em 2021 lançamos o ‘B3 em 10 minutos’, uma versão do nosso Relatório Anual em um formato mais próximo e de fácil absorção para a pessoa física”, afirma Fernando Campos, superintendente de RI da B3.
Outra ferramenta também disponibilizada pela empresa é o “Papo de RI”, um podcast que traz especialistas da B3 para discutir temas relevantes sobre o dia a dia dos investidores.
Há ainda um perfil lançado no HUB3 – aplicativo que reúne informações sobre o mercado financeiro. Nele, os usuários também acompanham as atualizações da bolsa, com uma linguagem simples e direta.
Novas páginas
A nova área de RI no site da B3 contempla três principais páginas:
Guia de Relações com Investidores – que auxilia o público a entender como funciona um site de RI. O objetivo é ensinar as pessoas a navegarem nesses portais, obtendo informações que as ajudem na hora da escolha sobre quais companhias investir.
Por que investir na B3? – Nesta seção o investidor encontra os dez principais motivos para ter ações da B3. A página aponta negócios, pagamento de dividendos e atuação ASG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa), além de links para a Central de Resultados, o Relatório Anual e podcasts.
Glossário – Já neste núcleo há um dicionário que facilita a jornada de investimento, além de conter descrições dos principais termos necessários para a pessoa entender o mercado financeiro e a B3, como as palavras EBITDA, proventos e juros sobre capital próprio, por exemplo.
Para Campos, é importante que a B3 se mantenha conectada ao investidor, pois o processo pode acabar gerando muitos obstáculos. “Sabemos que a jornada nos investimentos pode ser desafiadora, e nossa intenção como companhia é sempre manter o diálogo aberto e próximo com nossos investidores, sejam eles institucionais ou individuais”, conclui ele.