Investimentos

Descubra o rendimento da poupança da Caixa hoje e como calcular

A poupança ainda é um dos investimentos mais buscados pelos investidores iniciantes. Por isso, que tal saber o rendimento da poupança da Caixa hoje?

Afinal, a conta poupança da Caixa é uma das mais tradicionais e que está no mercado há mais tempo. É por ela que muitos clientes tomam gosto pelos investimentos e se aventuram em outros títulos.

Embora não seja a opção que oferece melhor rendimento, é a mais recomendada para quem não tem muito conhecimento e deseja começar.

Para saber mais detalhes e descobrir o rendimento da poupança da Caixa hoje, é preciso saber como funciona o cálculo. Veja a seguir!

Como calcular o rendimento da poupança da Caixa hoje?

Descobrir o rendimento da poupança da Caixa é algo fácil e não é burocrático como parece. Mas, para isso, você terá que saber algumas outras informações.

Isso porque o cálculo do rendimento dessa poupança hoje obedece às seguintes regras:

  • Se a Selic for superior a 8,5% a.a, o rendimento será 0,5% a.m + Taxa Referencial; e 
  • Se a Selic for inferior a 8,5% a.a, o rendimento será 70% da taxa Selic + Taxa Referencial. 

Como há quase dois anos que a taxa Selic está acima de 8,5% ao ano, o juros da poupança da Caixa hoje é de 0,5% ao mês mais Taxa Referencial. 

Essa Taxa Referencial, no entanto, não é fixa. Pelo contrário, ela varia diariamente conforme o preço dos títulos públicos prefixados. 

O Banco Central é o responsável por divulgar, diariamente, o valor da Taxa Referencial daquele.

Qual é o valor da poupança da Caixa hoje?

Como você pôde ver acima, o rendimento da conta poupança da Caixa hoje está em 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial.

Portanto, ele é de 6,17% ao ano somado com a variável Taxa Referencial. 

Já que o valor da Taxa Referencial é informado diariamente pelo Bacen, não é possível saber o valor exato do rendimento da poupança Caixa antecipadamente.

Poupança de outros bancos têm rendimentos maiores?

Por ser um produto padronizado, o rendimento da poupança será o mesmo em qualquer instituição. 

Portanto, embora você opte por trocar de banco, se o produto escolhido for a poupança, não há diferença no resultado final do seu investimento.

As regras de tributação e liquidez também não alteram e são as mesmas em qualquer instituição financeira que tenha a poupança como produto.