A empresa Nu Financeira, do grupo Nubank, acaba de receber uma importante classificação de grau de investimento que eleva o patamar da companhia diante do mercado financeiro. A atribuição foi feita pela Moody’s Investors Services, que é uma das principais agências globais de classificação de crédito e análise de risco.
De acordo com a Moody’s, a nota da Nu foi para AAA.br, além da agência destacar o desempenho excepcional da empresa e a consolidação de suas operações no Brasil.
A decisão da instituição foi baseada na posição do Nubank no segmento varejista, que conta, atualmente, com uma base de 80 milhões de clientes no país e um expressivo posicionamento sobre cartões de crédito. Além disso, os resultados financeiros – que apresentaram um lucro líquido de R$1,9 bilhão no primeiro semestre de 2023 – também foram fator decisivo para a tomada de decisão da agência.
A Moody’s informou ainda, que a rentabilidade da Nu Financeira atingiu números acima do comum, superando a média dos bancos do Sistema Financeiro Nacional brasileiro, conforme cálculos disponíveis no relatório.
“A classificação da Moody’s atesta a qualidade do trabalho que temos feito ao longo dos últimos 10 anos e reforça que nosso modelo de negócio é sólido. E este é apenas o começo da nossa história. Estamos muito confiantes na nossa estratégia de expansão na América Latina, onde há um enorme mercado que ainda tem muito a se beneficiar com a modernização do sistema financeiro”, afirmou David Vélez, CEO e fundador do Nubank.
Notas
A agência indicou que as práticas de gestão de riscos do Nubank se destacam em sua classificação positiva. Isso porque, a empresa mantém níveis confortáveis de capital regulatório e taxas de inadimplência controladas, enquanto que a Nu Financeira possui alta liquidez, com uma carteira de empréstimos composta por, em sua maioria, créditos de curto prazo.
Outro item mencionado foi a estratégia do Nubank de diversificar seu portfólio para atender todos os perfis de clientes. A aceitação e desempenho dessas novas ofertas refletiram positivamente na imagem do banco diante do mercado.
Futuro
A Moody’s prevê um crescimento contínuo para a Nu Financeira. “A perspectiva estável reflete nossa expectativa de que a Nu Financeira continuará expandindo gradualmente suas operações, mantendo índices sólidos de capital e rentabilidade nos próximos 12 a 18 meses”, destacou o documento.
Além da nota, em uma escala global, o Nubank Brasil também recebeu da Moody’s a classificação Ba2, que coloca a empresa no mesmo patamar do rating soberano do Brasil e dos maiores bancos incumbentes do país.
Vale lembrar, que em junho de 2023, os ativos líquidos do Nubank representaram 50,5% de seus ativos tangíveis, muito acima da média de 35,5% para os principais bancos varejistas nacionais.