O Programa Tesouro Direto anunciou o Tesouro Direto Coletivo, uma nova funcionalidade que permite aos pais e familiares investir em nome de crianças e adolescentes no Tesouro Educa+, que é o título do governo destinado à formação de renda complementar para custear estudos.
Com a novidade, os responsáveis pelas crianças poderão criar uma campanha colaborativa no site do Tesouro Direto, na qual as pessoas conseguirão aplicar valores que desejam designar aos adolescentes.
A campanha deve ter um nome e uma descrição, que ficarão visíveis para os apoiadores. Após isso, um link será gerado para que os pais divulguem a amigos e familiares, enquanto que os valores poderão ser pagos via Pix.
A plataforma permitirá que os responsáveis acompanhem as movimentações, além de ver quanto ainda falta para atingir o objetivo proposto. O passo a passo para a criação da campanha de financiamento está disponível no Blog do Tesouro Direto.
“A cultura de investimentos no Brasil mudou junto com a nova geração. E é para esses jovens que a STN, B3 e os participantes do mercado estão olhando com carinho. O Tesouro Coletivo traz mais uma alternativa para que não só o pai ou mãe participem da inclusão da criança no mundo do planejamento financeiro e investimentos, mas o tio, madrinha, familiares e amigos. Datas comemorativas como o aniversário, Dia das Crianças, Natal ou mesmo a mesada da vovó podem vir junto com um ingresso para a educação financeira de milhares de jovens no Brasil e mudar a vida deles no futuro “, afirma o diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoas Físicas da B3, Felipe Paiva.
Cad&Pag
Outra novidade apresentada pelo Tesouro é a conta em nome do menor de idade, que pode ser aberta dentro do Tesouro Direto através do cadastro rápido (Cad&Pag).
O Cad&Pag é uma ferramenta que facilita o registro de novos investidores no programa, permitindo que a pessoa realize o primeiro investimento de forma fácil e rápida.
Para os interessados no Tesouro Educa+, há um simulador disponível no site do Tesouro Direto que ajuda o investidor a escolher sua melhor opção de planejamento para a educação do beneficiário.
Fazendo a simulação, o usuário fica sabendo qual o valor mensal necessário para alcançar a sua meta e quantos títulos devem ser adquiridos para que a renda escolhida seja atingida.