O cartão de crédito é um dos recursos financeiros mais utilizados pelos brasileiros. O serviço pode ser um verdadeiro aliado para quem sabe manuseá-lo, visto que as taxas de juros no pagamento da fatura em atraso também podem representar um grande perigo.
No entanto, esse tipo de auxílio, além de permitir a compra a prazo, ainda possibilita ao usuário gerar uma renda extra. Isso mesmo! Estamos falando de um dinheiro a mais no seu bolso.
Para entender melhor o caminho é preciso aprender quais estratégias são necessárias para transformar seu cartão de crédito em uma fonte de renda adicional.
Programas de fidelidade
Em primeiro lugar é preciso olhar para os programas de recompensas e cashback.
Um dos principais benefícios de muitos cartões de crédito é o programa de recompensas, também chamado de programa de fidelidade. Assim, para cada compra que o cliente faz, pontos são acumulados dentro deste programa e podem, posteriormente, ser trocados por vários benefícios.
Alguns cartões ainda oferecem o sistema de cashback, o que significa uma porcentagem do valor de suas compras devolvida em formato de dinheiro ou mesmo desconto em outros produtos.
Milhas aéreas
Já no caso de milhas aéreas, basta que o usuário tenha um cartão de crédito que acumule pontos, que possam, por sua vez, ser trocados por milhas em companhias aéreas. Desta forma, a pessoa pode trabalhar com a venda dessas milhas a terceiros, gerando uma renda extra com o uso do cartão e acúmulo de pontos.
Vale lembrar, que existem plataformas especializadas nesse tipo de transação, como a MaxMilhas e HotMilhas, por exemplo. Porém, é preciso entender exatamente como funciona esse tipo de sistema para conseguir realizar as vendas com lucratividade.
Compras e vendas
Outro recurso bastante usado por quem já usufrui da renda extra dos cartões é a compra e revenda de produtos com ganhos no spread (diferença entre o valor de compra e o valor de venda).
Ou seja, você pode comprar com seu cartão de crédito um produto que esteja em oferta e vendê-lo, em seguida, por um preço mais alto. Essa estratégia é bastante lucrativa em sites e plataformas de venda de peças usadas. Além disso, você também pode vender o produto novo para um amigo ou mesmo publicar em suas redes sociais, realizando a venda diretamente a um terceiro.
Abrir um negócio
Por fim, há ainda a opção para quem tem um espírito mais arrojado. Ou seja, se você tem um talento ou habilidade especial, pode pensar em empreender usando seu cartão de crédito para financiar as despesas iniciais do seu negócio, como a compra de materiais ou a criação de um site, por exemplo.
Entretanto, lembre-se de sempre tomar decisões bem pensadas e calcular os riscos que envolvem qualquer tipo de ação. O ideal é estudar sobre o assunto para que você trilhe o melhor caminho e não se envolva em dívidas.