O controle das finanças é quase sempre um objetivo difícil de ser alcançado. Muitas pessoas buscam vencer esse desafio, mas nem sempre conseguem garantir uma vida estável e saudável quando o assunto é dinheiro.
Com esse cenário bastante incerto é preciso saber gerenciar seus gastos de forma consciente, evitando o acúmulo de dívidas e conquistando as tão sonhadas metas econômicas a longo prazo.
Algumas dicas importantes são:
- Acompanhar os gastos mensais, monitorar as despesas, poupar e investir em objetivos financeiros de curto e longo prazo.
- Identificar oportunidades de economia, eliminar gastos supérfluos, alocar de forma eficiente recursos e se preparar para imprevistos.
- Além disso, o controle financeiro desempenha um papel fundamental na tomada de decisões estratégicas. Ele também é essencial para garantir o cumprimento das obrigações fiscais, evitando problemas legais com o governo.
Planejamento das Finanças
- Registre suas receitas e despesas em um orçamento mensal. Para isso, anote todas as fontes de renda e detalhe suas despesas, dividindo por itens como moradia, alimentação, transporte, lazer, entre outros débitos.
- Aprenda a usar planilhas, aplicativos ou até mesmo uma simples folha de papel para elencar as anotações. Desta forma, você poderá visualizar onde estão os maiores gastos e identificar oportunidades de redução de despesas.
- Lembre-se que o passo fundamental para alcançar estabilidade financeira é eliminar consumos desnecessários. Avalie o dia a dia e procure identificar onde gastos podem ser cortados. Com isso, será possível ter mais dinheiro disponível para destinar a metas financeiras importantes, pagar dívidas ou criar uma reserva de emergência.
- A parte de definir metas é tão válida quanto se desfazer de custos. As metas servem para a pessoa ter um norte, ou seja, mais clareza sobre seus objetivos e ações que devem ser tomadas. Divida suas metas em curto, médio e longo prazo.
- Outro ponto a ser citado é que, ao estabelecer metas financeiras, você tem que especificá-las, para entender quais são mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido. Isso ajudará a manter o foco e a acompanhar o progresso da organização.
Assim, basta traçar um plano de ação para colocar em prática tudo o que foi colocado no papel.
Fundo de Emergência
O fundo de emergência é uma parte necessária para que imprevistos financeiros sejam sanados sem maiores dores de cabeça. O valor a ser guardado precisa ser em torno de seis vezes o valor do seu orçamento atual, pois caso haja despesas médicas inesperadas ou reparos não programados, por exemplo, o valor suprirá esse quesito.
Para acumular esse montante, destine uma parte de sua renda mensal especificamente para o fundo de emergência. Automatize esse processo, transferindo uma quantia fixa para uma conta separada assim que receber seu salário ou rendimento. Dessa forma, você não corre o risco de gastar esse dinheiro antes de guardá-lo.
Dívidas
Ao começar a pagar suas dívidas, a atitude certa ganha destaque. Priorize o pagamento daquelas com altas taxas de juros, como cartão de crédito ou empréstimos pessoais, pois esses débitos consomem grande parte do seu orçamento.
Destine uma parte do seu dinheiro para pagar essas dívidas, além do pagamento mínimo exigido. Se possível, aumente o valor pago mensalmente para acelerar o processo de quitação.
Negocie com os credores para obter condições mais favoráveis, como redução de juros ou parcelamento da dívida. Além disso, evite acumular mais despesas durante esse processo.
Investimentos
Os investimentos fazem parte de uma estratégia inteligente para que seu dinheiro ganhe força. Antes de começar a investir, pesquise e estude sobre diferentes opções que o mercado oferece de acordo com seu perfil de risco.
Considere também diversificar sua carteira para reduzir possíveis perdas. Ou seja, trabalhe com uma combinação de ações, títulos, fundos mútuos, imóveis ou outras opções disponíveis no mercado financeiro.
Inclusive, lembre-se de acompanhar de perto o desempenho de seus negócios para que os mesmos gerem lucros ao longo prazo.
Por fim, faça ajustes regulares para ter um planejamento financeiro eficaz. Monitore seu orçamento mensal, verifique seu progresso em relação às metas estabelecidas e revise seus investimentos.
Aplicativos
Para quem gosta de tecnologia, existem diversos apps de controle financeiro disponíveis que visam ajudar a manter as despesas registradas.
Esses aplicativos são geralmente gratuitos ou têm um custo baixo, e podem ser sincronizados com suas contas bancárias para acessar informações sobre sua situação econômica.