O Open Finance, sistema bancário que permite a transição de dados de usuários entre instituições financeiras, chegou para facilitar a vida dos clientes e criar mais sinergia no sistema financeiro do Brasil.
A ferramenta está revolucionando o setor, já que esse compartilhamento entre bancos e fintechs autorizados pelo Banco Central tem trazido diversas melhorias para a vida dos brasileiros.
O recurso permite que empresas visualizem dados dos clientes com mais transparência, o que facilita a tomada de decisão na hora de conceder crédito a eles. Já do outro lado, os usuários passam a ter mais ofertas e serviços personalizados, de acordo com o perfil de cada um.
Essas vantagens vêm acompanhadas de condições de negociação mais favoráveis, além de menos burocracia, o que significa que o sistema se torna cada vez mais atraente para a população.
Vale lembrar que o usuário tem controle total sobre o compartilhamento de suas informações financeiras, podendo ou não autorizar o acesso a qualquer momento.
No entanto, mesmo com todas essas informações, muitas pessoas continuam receosas em relação à segurança de seus dados. Por isso, para amenizar as incertezas sobre o assunto, confira os principais benefícios que o Open Finance pode trazer a você:
Acesso a diversos produtos
Quando a pessoa compartilha seus dados, fornece às empresas uma visão mais clara de seu perfil financeiro, possibilitando a chegada de produtos personalizados para atender às suas necessidades específicas.
Confiança
Outro ponto importante é o controle sobre os dados pessoais do cidadão. O próprio usuário sempre terá o controle das informações que estão sendo usadas pelas instituições. Com isso, fica mais fácil e transparente a negociação entre as partes, elevando o nível de confiança entre consumidores e bancos.
Juros mais baixos
Com acesso a informações mais precisas sobre os clientes, as instituições financeiras conseguem oferecer taxas de juros mais baixas para empréstimos pessoais e outras soluções.
Agilidade
Além disso, uma vez que as instituições têm acesso liberado às informações financeiras dos consumidores, toda solicitação de empréstimo pessoal pode ser simplificada, já que não há a necessidade de consultas e autorizações. Ou seja, o processo otimizado pode reduzir o tempo de liberação do crédito, tornando-o mais rápido e menos estressante.