O período para o início da entrega da declaração do Imposto de Renda começou bater à porta. Segundo a Receita Federal, a temporada de envio do IR em 2023 iniciará em 15 de março, se estendendo até 31 de maio.
O anúncio, que foi realizado ontem, 14, aplica novamente a prorrogação do prazo – que normalmente vai até o dia 30 de abril. Sendo assim, este é o terceiro ano em que o período de entrega do documento é estendido.
Outra alteração diz respeito ao começo dos envios. A data inicial sempre foi o primeiro dia útil de março ou a primeira semana do mês. No entanto, este ano, o objetivo é permitir que os usuários utilizem a declaração pré-preenchida.
Isso ocorre porque a maioria das informações disponibilizadas aos contribuintes pela declaração pré-preenchida chegarão à Receita Federal no final de fevereiro. Com isso, o prazo para consolidação dos números será suportado, liberando os dados necessários para todos.
De acordo com o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, “a declaração pré-preenchida proporcionará menos erros e maior comodidade aos contribuintes”.
Vale lembrar que, desde o ano passado, a Receita vem dando mais atenção a este modelo de declaração, visto que o formulário é uma espécie de atalho para o contribuinte que precisa fazer a declaração.
Só em 2022, foram entregues mais de 2,3 milhões de IRs preenchidos pelo formato automatizado. Já em 2021, o registro foi bem menor, com cerca de 400 mil documentos encaminhados.
Segundo a Receita Federal, a ideia é ampliar cada vez mais o número de declarações entregues no modelo previamente preenchido.