O começo do ano costuma ser uma época pesada para o bolso da maioria dos brasileiros e quem tem filhos em idade escolar pode prejudicar o orçamento se não tiver com as finanças pessoais em dia. Isso, porque com a volta às aulas chegando, os materiais escolares precisam ser comprados.
Mas esse momento não tem ser mais caro do que o necessário, basta saber como encontrar os melhores itens, pelos melhores preços que, no fim das contas, vai comprar material escolar barato e de qualidade.
Continue lendo e siga as dicas que listamos para economizar.
7 Dicas para economizar na lista de material escolar
Cadernos, lápis, estojos, canetas, sulfite, livros e mochilas. Esses são alguns dos itens mais pedidos pelas escolas no início do ano letivo, mas nem sempre a família precisa ou está em um momento financeiro saudável para comprar tudo isso sem se endividar.
Com alguns truques na manga você pode comprar tudo o que os seus filhos precisam na volta às aulas sem se desesperar ou pagar os materiais pelo resto do ano.
1. Tenha certeza da necessidade de comprar
Pode parecer obvio, mas é preciso ter certeza se será mesmo necessário fazer a compra dos materiais escolares.
Isso, porque algumas cidades e estados distribuem para os alunos um kit com o material escolar necessário. Alguns deles vem inclusive com a mochila.
Portanto, pergunte na escola do seu filho se existe essa possibilidade antes de comprar todos os itens da lista.
2. Tenha a lista em mãos
Segundo especialistas em educação financeira, o primeiro passo para economizar é não comprar nada antes de pegar a lista com a escola. Muitos pais podem se adiantar ao ver uma promoção ou outra, mas acabam comprando coisas que o filho não vai usar.
Sendo assim, essa dica pode parecer óbvia, mas com a lista em mãos fica muito mais fácil comprar apenas o necessário na volta às aulas, sem gastos exorbitantes.
E ainda, é importante dizer que nem tudo o que foi solicitado precisa ou pode ser comprado. Segundo o Procon-SP, a escola é proibida de colocar na lista itens de uso coletivo como copos descartáveis, tintas de impressora ou grampos, por exemplo
3. Reutilize o que tiver em bom estado
Feito isso, é hora de se organizar para ir às compras, mas antes de sair de casa pegue a mochila do último ano e veja o que ainda pode ser reaproveitado. Alguns materiais como a própria bolsa, estojos e canetas ainda podem ser usados se estiverem em bom estado.
Além de te ajudar a economizar, reduz desperdício e ajuda o seu filho a entender o valor que os objetos podem ter. Se ele ainda for pequeno, vale a pena conversar e explicar que os itens ainda estão em bom estado e que o dinheiro pode ser usado para outras coisas
4. Pense no custo benefício
Outro ponto para prestar atenção é o custo benefício de alguns itens. Se a mochila das crianças ainda pode ser usada, talvez você tenha pagado mais caro por ela no último ano e consequentemente economizado neste item.
O mesmo acontece com outros produtos da lista, por isso antes de fechar a compra procure saber do custo benefício de algumas coisas.
Da mesma forma, é preciso ter em mente que preço alto não é sinônimo de qualidade. Existem outras marcas, menos conhecidas, que podem ser tão boas ou até melhores do que as que todo mundo usa.
5. Pesquise e compare
Essa parte pode dar mais trabalho, mas se o seu objetivo é comprar material escolar barato esse é um esforço necessário. Comprando em lojas onlines ou físicas a dinâmica é a mesma, veja todas as opções possíveis antes de sair fechando o carrinho.
Reserve um momento do dia para isso, abra os sites das lojas da sua região e pesquise ítem por ítem, comparando os melhores preços em cada uma delas. Neste caso, busque também por cupons de desconto, normalmente em época de volta às aulas eles são bem comuns.
Além disso, tome cuidado com os fretes. Alguns lojistas podem querer compensar as promoções aumentando o custo de entrega, portanto, calcule os custos para ver se no final das contas faz sentido.
6. Compre em atacado
Alguns artigos da lista podem ser comprados em grande quantidade, para usar ao longo de todo o ano, e ajudar os pais a economizar. Sendo assim, lojas de atacado podem ser uma ótima opção já que costumam dar desconto em casos como esse.
Os pais podem ainda se juntar com outros responsáveis da escola e fazer uma compra coletiva para as crianças, dividindo o valor e economizando.
7. Deixe as crianças em casa
Por mais que você faça um planejamento rigoroso e siga ele à risca, ao levar as crianças ele pode cair por terra. Isso porque elas ainda não têm maturidade e podem se encantar por artigos de personagens famosos ou desnecessários, que tendem a ser mais caros.
No entanto, se não for possível deixar as crianças, use esse momento para começar a inserir educação financeira na rotina. E para torná-los parte do processo, separe duas opções que cabem no seu bolso e deixe que escolham.
Seguindo todas as nossas dicas, você pode tornar a volta às aulas um momento mais tranquilo financeiramente e não se endividar na hora de pagar. Conheça outros artigos do nosso blog que vão te ajudar a economizar.