No governo de Jair Bolsonaro (PL) muitos brasileiros foram beneficiados com o pagamento do vale-gás, lançado em 2021. Segundo o governo, o intuito do recurso foi diminuir os impactos econômicos que o aumento do botijão de gás de cozinha trouxe para as famílias mais carentes. Com isso, quem conseguiu seguir corretamente as regras, pôde ter acesso a 50% do valor do botijão de 13 kg, medido pela Agência Nacional do Petróleo.
O benefício foi criado por meio de uma legislação, o que significa que mesmo com a troca de um governo para o outro, a norma deve continuar em vigor, inclusive porque o texto sobre o vale-gás garantiu a liberação de 30 parcelas, ou seja, a concessão do auxílio se estenderá por cinco anos.
O valor é liberado de dois em dois meses na conta das famílias contempladas, visto que a duração do botijão está condicionada a este período base. O pagamento tem sido feito nas mesmas datas em que é pago o Auxílio Brasil.
Além disso, vale lembrar que, em uma ação emergencial, também foram liberados mais R$ 2 bilhões que permitiram o pagamento do auxílio gás em quantia igual a 100% do valor médio do botijão.
Vale-gás em 2023
No próximo ano, os cidadãos que receberão o vale-gás não terão necessariamente acesso ao Bolsa Família, programa que substituirá o Auxílio Brasil após a entrada de Luiz Inácio Lula da Silva no governo.
Portanto, para receber a ajuda financeira sobre o gás de cozinha será necessário:
- Ter o CadÚnico, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, inclusive as famílias que recebem benefícios de programas do governo;
- Ter alguma pessoa que mora na mesma casa, que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscrita ou não no CadÚnico;
- Ter mulher vítima de violência doméstica que esteja sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, o primeiro pagamento do vale-gás 2023 acontecerá em fevereiro, já que por se tratar de um crédito bimestral, a última liberação aconteceu agora em dezembro.
No próximo ano, o valor a ser concedido deve ser igual a 50% do valor médio do produto, medido pela ANP.
Quem quiser consultar a data de saque, deve acessar os canais de atendimento como App Auxílio Brasil e App Caixa Tem, onde o valor será depositado, ou ainda os telefones 111 da Caixa ou 121 do Ministério da Cidadania.