Empréstimo

AUXÍLIO BRASIL: Caixa volta a liberar empréstimo consignado nesta segunda-feira

A Caixa Econômica Federal voltou a liberar, a partir desta segunda-feira (14/11), o crédito consignado do Auxílio Brasil.

O empréstimo havia sido suspenso após recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), antes do segundo turno das eleições, no fim de outubro.

De acordo com a Caixa, o crédito será suspenso por um breve período todos os meses. As datas e o tempo exato da suspensão não foram informados.

Operado pela Caixa desde 11 de outubro, o crédito consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil prevê empréstimos com taxas de 3,45% ao ano, com a retenção de até 40% do valor do benefício para pagar as parcelas. A Caixa não é o único banco habilitado a ofertar a linha de crédito, mas lidera as liberações. Segundo o Ministério da Cidadania, 14 instituições financeiras estão autorizadas a ofertar a modalidade, mas nem todas começaram a emprestar dinheiro.

A liberação do crédito consignado para o Auxílio Brasil tem enfrentado uma série de entraves e de suspensões. De 21 a 24 de outubro, a Caixa paralisou as contratações para uma manutenção tecnológica Também em 24 de outubro, a Caixa cumpriu orientação do Tribunal de Contas da União (TCU) e congelou, por 24 horas, a liberação do crédito.

Como consultar o pedido de empréstimo através do Caixa Tem?

Basta acessar o aplicativo Caixa Tem e na primeira tela, clicar na opção “Consignado Auxílio”. Em seguida, vá em “Ver os meus contratos” e na próxima tela, no canto direito superior, aparece a situação dos contratos. O empréstimo pode estar em processamento, aprovado ou cancelado

Se aparecer em processamento, tudo indica que o pedido de empréstimo está em análise. A Caixa promete dar uma resposta em até dois dias úteis. Se o pedido está em processamento há mais de dois dias úteis e a resposta ainda não saiu, é preciso fazer novo pedido pelo Caixa Tem ou procurar uma lotérica, correspondente Caixa Aqui ou agência do banco