Desde outubro de 2021, quando Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook mudaria de nome para Meta, o termo Metaverso ganhou espaço no mundo, mas muitas pessoas ainda não sabem do que se trata.
O termo metaverso pode ser definido como uma rede de mundos virtuais, que tenta replicar a realidade, com foco na conexão social. Ao que tudo indica, a ideia é que as fronteiras entre o físico e o virtual sejam cada vez mais dissolvidas e nossos avatares se tornem uma extensão do nosso corpo.
O metaverso utiliza as tecnologias de realidade virtual e aumentada para proporcionar a imersão do usuário. Elas podem ser acessadas por meio de acessórios como óculos e manoplas, que são conectados a computadores ou smartphones. Há quem também chame de metaverso experiências sem imersão, realizadas por meio de telas comuns, mas que incluem a parte social. É o caso de mundos virtuais como os jogos Fortnite e Roblox, por exemplo, que podem ser acessados por meio de PCs, consoles e smartphones.
Curtiu? Existem diversas formas de entrar no metaverso. Se estiver em busca da experiência imersiva, você vai precisar de óculos e manoplas de realidade virtual. Entre as opções disponíveis no mercado estão desde o Google Cardboard, que custa US$ 10, ao Oculus Quest 2, que sai por cerca de US$ 300.
Em seguida, é preciso decidir qual universo virtual será acessado. Decentraland, Axie Infinity, Horizon, Mesh, Sandbox, Fortnite e Roblox são algumas das plataformas mais procuradas no momento, por oferecerem uma variedade de experiências, desde jogos a espaços de trabalho virtuais, passando por entretenimento ao vivo.
Investimentos no metaverso
O primeiro passo é adquirir criptomoedas para investir no metaverso. As principais são: MANA (Decentraland), SAND (The Sandbox) e ENJIN (Enjin Coin). O mesmo vale para fundos de investimento e ETFs (Exchange-Traded Founds) com cripto.
Outro investimento é por meio de NFTs (tokens não fungíveis). Eles podem fazer parte do metaverso de diferentes formas – como certificado da compra de um terreno virtual no Decentraland, por exemplo. Com o aumento da procura por espaços virtuais, o seu ativo será diretamente valorizado.
Uma forma indireta de investir é comprando ações de empresas como Meta, Microsoft, Roblox e Epic Games, que têm capital aberto na bolsa e apostam no segmento.
(Redação – Investimentos e Notícias)