Todos os brasileiros sonham com a casa própria. No entanto, devido às oscilações econômicas e as altas taxas de juros, o financiamento ou o consórcio acabam tendo valores extremamente altos, que podem afastar muita gente dessa realização. No entanto, há uma alternativa que pode ser mais viável ou então, uma ótima opção de investimento para quem prefere aplicar em imóveis: os leilões.
“O mercado de leilões é a oportunidade perfeita para quem tem interesse em multiplicar o seu dinheiro ou economizar na compra de um bem ou produto. É como se fosse uma ‘black friday‘ que dura o ano inteiro”, disse Isabella Peracchi, especialista que é uma das principais referências no mercado brasileiro de leilões e a maior influenciadora especializada no ramo. Apesar da facilidade, é preciso ter cautela. “Como qualquer mercado, os leilões requerem estudo e análise”, completa a especialista.
Entretanto, é preciso entender alguns pontos e prestar atenção em detalhes antes de dar um lance e bater o martelo. “Em primeiro lugar, o que você precisa é ter conhecimento para descobrir se você está falando de um leilão falso ou não. Apesar disso, um leilão falso não é motivo para você não estar no mercado de leilões”, explica Isabella.
A especialista explica que o primeiro passo para saber se um leilão é verdadeiro, é observar o site em que se dá o lance. Uma boa forma é verificar se o domínio é “.com” ou “.com.br”, além de buscar quem é o leiloeiro responsável pela plataforma.
“Depois de saber quem é o leiloeiro, confira se ele está devidamente cadastrado na junta comercial do estado e não bata o martelo antes de ligar para o telefone oficial cadastrado na junta para conferir”, alerta Isabella. Todo estado tem uma junta comercial e seus contatos podem ser facilmente encontrados no Google.
Não perca dinheiro no leilão
“Eu costumo dizer que lidar com leilão é simples, mas não é fácil. A partir do momento que você aprende o método, as estratégias certas e a hora certa de agir, tudo fica muito mais simples.”, diz a especialista, que dá algumas dicas para evitar a perda de dinheiro no mercado de leilões, veja:
Ansiedade: Pesquisas apontam que 60% dos brasileiros compram por impulso, e no mercado de leilões não é diferente. “É preciso saber a hora certa de comprar”, diz Isabella.
Falta de planejamento: É preciso ter tudo definido e planejado antes de tomar qualquer atitude nos leilões.
Medo: Ao entrar no mercado, o medo pode tomar conta. “A melhor forma de fazer com que ele se dissipe é estudar e adquirir conhecimento sobre os leilões”, finaliza Isabella Peracchi.
(Redação – Investimentos e Notícias)