Empréstimo

Confira como funciona o empréstimo para negativados

Como é feito para qualquer outro cidadão, no empréstimo para negativado o usuário obtém o crédito e, depois, precisa pagar ao banco ou financeira que o concedeu.

As parcelas são pagas com acréscimo de juros, que podem variar de acordo com a instituição, como uma forma de remunerar a empresa que emprestou o dinheiro.

Contudo, esse tipo de empréstimo é mais difícil de se obter, já que as empresas geralmente negam os pedidos de quem está com o nome sujo, visto que essas pessoas podem oferecer um maior risco de inadimplência.

Onde contratar empréstimo para negativado

Entre as opções de empréstimos disponíveis para negativados estão os consignados, que têm as parcelas descontadas da folha de pagamento do funcionário ou do benefício do INSS, e aqueles que solicitam garantias.

Veja a lista abaixo:

  1. Inter – FGTS
  2. C6 bank FGTS
  3. Acordo Certo
  4. Recovery

Como fazer para contratar empréstimo para negativado

Vale destacar que algumas financeiras também disponibilizam o empréstimo pessoal para quem está com o nome sujo, no entanto, as taxas de juros podem ser extremamente altas.

Para solicitar esse tipo de empréstimo para negativados, é necessário apresentar alguns documentos, como:

  • Documento oficial com foto, como RG, CNH, carteira de trabalho, entre outros;
  • Comprovantes de renda, como holerite, extrato bancário, etc.;
  • Comprovantes de residência, como contas de consumo (água, luz, telefone);

Do lado positivo dos empréstimos para negativados, está as taxas de juros mais baixas, principalmente no caso dos consignados e com garantias, já que nesses casos as financeiras se sentem mais seguras em oferecer melhores condições de pagamentos.

Além disso, as parcelas dessa modalidade são fixas e o crédito mais amplo, sendo muito interessante para quem está solicitando.

Por outro lado, essa linha de crédito pode oferecer algumas desvantagens, já que exige alguns requisitos, como ser contribuinte do INSS ou possuir um bem de alto valor para oferecer como garantia.

Além disso, no caso do empréstimo pessoal para negativados, as taxas de juros podem ser altíssimas, chegando a até 20% ao mês, tornando a dívida muito mais cara, principalmente em casos de atraso.

Com isso, para quem não atende a alguns critérios ou não tem condições de honrar com parcelas altas, a concessão do crédito pode se tornar muito mais burocrática.

Se você esta disposto a entrar nessa dívida, confira algumas dicas.

Antes de buscar por um empréstimo, tenha em mente quanto você pode comprometer da sua renda mensal nas parcelas e também quais as taxas do empréstimo.

Pesquise as diferentes categorias de empréstimo às quais você pode ter acesso. Lembrando que todas as alternativas possuem juros, no entanto, algumas oferecem taxas menores.

E não esqueça que o Banco Central (BC) regulamenta e fiscaliza o sistema financeiro. Isso quer dizer que uma instituição deve estar de acordo com as normas que o BC determina para ser autorizada a funcionar normalmente no país.

(Redação – Investimentos e Notícias)