Você sabia que é possível ganhar dinheiro fazendo lives? Isso mesmo, com o crescimento das plataformas de streaming se tornou possível monetizar as transmissões via internet e fazer uma renda extra.
Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como isso funciona. Então preparamos um conteúdo que vai te explicar quais são as maneiras mais eficientes de ganhar dinheiro fazendo lives.
Também indicaremos quais são as melhores plataformas para utilizar e transformar o seu hobby e os seus talentos em uma fonte de renda. Vamos lá?
1. Produza conteúdo para o TikTok
O TikTok é uma plataforma de vídeos curtos que oferece diversas possibilidades para ganhar dinheiro. Você pode ganhar dinheiro assistindo vídeos, cumprindo pequenas missões ou mesmo produzindo conteúdo.
Esse conteúdo pode ser no formato de vídeos curtos ou de lives.
Para começar, é preciso criar uma conta e postar os seus primeiros vídeos. A vantagem desse app é que você só precisa do seu celular para começar. À medida que seus vídeos forem visualizados e que você começar a ganhar seguidores, você poderá começar a monetizar o seu canal. Você poderá receber dinheiro tanto da própria plataforma, quanto de marcas que façam parcerias com o seu canal.
As lives para o TikTok são também uma forma eficaz para monetizar porque ela permite que os seus seguidores passem mais tempo consumindo o seu conteúdo. E a vantagem desse app é que você pode falar do tema que mais gostar e que mais interessar para a sua comunidade.
2. Transmita os seus jogos online
Você tem o hábito de Jogar online? Então já deve, em algum momento, ter assistido partidas de outros jogadores para aprender novas técnicas ou mesmo para passar o tempo, não é?
Então porque não começar a transmitir as suas próprias partidas? Essa é uma ótima forma de transformar um hobby em um negócio lucrativo. Além disso, você pode se divertir ainda mais interagindo com os seus seguidores e fãs.
Para começar, você deve encontrar uma plataforma de streaming, que pode ser a Twitch, o YouTube ou outra de sua preferência, montar o seu setup e começar as suas transmissões.
Para que o seu canal seja levado a sério, é importante fazer transmissões com regularidade e prestar atenção aos horários de maior audiência.
Além disso, é importante estudar estratégias de marketing para divulgar o seu trabalho em outras plataformas e também estudar as estratégias dos streamers que já são referência no seu mercado. Isso te ajudará a cortar caminho e não cometer os mesmos erros.
3. Divulgue a sua marca por meio de lives
Uma das grandes tendências do mercado para esse ano são as live shops. Live shops nada mais são do que transmissões online com o foco em vendas.
Há diversas vantagens em adotar essa estratégia para a sua marca. Se você tem um perfil no Instagram e já aplica técnicas de marketing digital na sua empresa, as lives só irão somar às suas redes. Isso acontece pelas seguintes razões:
- Elas despertam a curiosidade do público para saber o que está acontecendo;
- Quando um perfil inicia uma transmissão, os seguidores são notificados;
- O perfil da sua marca ganha imediatamente a posição de destaque, ficando à frente, inclusive, dos perfis de stories favoritos da pessoa;
- Ao clicar em sua live, mesmo que por mera curiosidade, o seu perfil voltará a ser relevante para aquela pessoa, ainda que temporariamente;
- Essa pode ser, justamente, a sua chance de expor suas ofertas para pessoas interessadas e para fazer com que a sua marca seja lembrada por seus clientes.
A estratégia de live shops, hoje, é aplicada tanto por grandes marcas quanto por pequenas empresas e contribui tanto para o marketing como para o aumento das vendas, e tende a crescer ainda mais nos próximos anos.
4. Transmita seus shows com o Sound Club Live
Qual o seu talento? Música, teatro? Então, você precisa conhecer o Sound Clube Live.
Criado pela empresária Juliana Brittes, o Sound Club Live é uma plataforma que permite que os próprios artistas decidam quanto cobrar pelo seu trabalho.
Nesse app, é possível fazer dois tipos de transmissão: gratuitas e pagas. Na opção paga, o público tem a opção de contribuir, e o valor mínimo para essa contribuição é de R$ 10,00. Já nas transmissões pagas, o artista decide o quanto será cobrado.
Em ambos os casos, a plataforma cobra uma comissão de 15% do valor arrecadado.
Essa é uma boa oportunidade para artistas pequenos e médios, pois mesmo com a taxa do site, ainda lhe restará uma boa margem de lucro, dependendo do público da live.
5. Ensine o que você sabe
Você domina algum assunto e gosta de falar sobre ele? Por que não ganhar dinheiro fazendo lives?
Ao produzir conteúdo sobre um assunto, seja com lives, vídeos, posts ou melhor ainda, com uma articulação de todas essas estratégias, você se tornará uma referência e encontrará pessoas dispostas a pagar por aquilo que você diz.
Desde que o seu conteúdo seja interessante e você tenha propriedade no que diz, a tendência é que você forme uma comunidade com interesses parecidos, que poderá pagar por suas aulas ou mesmo cursos, se você decidir criar um produto digital.
Você poderá utilizar plataformas como o Instagram, YouTube ou outra de sua preferência. Mas é importante ter constância, paciência e tratar o seu tempo online como um trabalho, para então colher os frutos e conquistar a sua renda extra.
O mercado por trás do mercado
Um ponto interessante para observar é que, quanto maior o grau de profissionalização de um mercado, maiores são as oportunidades para desenvolver atividades de suporte a ele.
Surge então um mercado paralelo de atividades indiretas, como designers, estrategistas para redes sociais, operadores de câmera, engenheiros de som e tantas outras que complementam a principal.
No fim das contas, os maiores players do mercado tendem a investir em qualidade e os demais, para conseguirem competir e conquistar espaço, seguem a mesma tendência.
Mas isso não deve ser um fator para paralisar quem está começando agora, pelo contrário. Observar com atenção as tendências dos líderes e dos concorrentes pode ajudar o iniciante a definir suas metas e a saber onde pode chegar.
Além disso, é possível aprender onde exatamente os concorrentes erraram e cortar caminho para chegar mais longe em menos tempo.
O fato de já existirem pessoas com grande relevância permite que surjam redes de influência, em que uns abrem portas para outros, e acabam melhorando todo o ecossistema do streaming.
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