Você sabe como pedir estorno em seu cartão de crédito?
Muitas pessoas possuem e utilizam muito o cartão de crédito, porém não sabem como solicitar o estorno quando realizam uma compra e logo em seguida desistem dela.
O procedimento de estorno do cartão de crédito envolve o cancelamento de uma transação para a devolução do dinheiro gasto. No caso de compras on-line, é possível solicitar direto no site em que foi realizada a compra ou também direto na administradora do cartão.
No formato presencial, segue o mesmo procedimento, sendo que a própria loja processa o estorno diretamente na maquininha de cartão ou na administradora.
Já em relação ao recebimento do estorno, a pessoa consegue reaver o valor da compra em espécie ou por crédito nas faturas seguintes do cartão de crédito. No entanto, é preciso que a situação da compra esteja dentro de algumas regras:
Compra on-line ou presencial
- O cliente que se arrepende de uma compra feita pela internet tem no máximo 7 dias depois que ela foi realizada para cancelar o pedido e solicitar estorno.
- No caso de lojas físicas, a empresa não é obrigada a devolver o dinheiro se não houver irregularidade no produto.
- Se o produto estiver dentro do prazo de garantia, mas possui algum defeito.
- Se o produto recebido veio em quantidade diferente da que foi informada na embalagem ou no ato da compra.
- Caso uma oferta anunciada não tenha sido cumprida.
- Se a cobrança feita no cartão foi indevida – quando acontece de o estabelecimento registrar um valor a mais na hora de passar o cartão.
Caso alguma dessas hipóteses aconteça, o usuário pode solicitar o estorno do cartão de crédito diretamente para a loja ou para a administradora do cartão. Porém, é preciso verificar as políticas de devolução de cada estabelecimento.
Estorno com a operadora do cartão
Nos casos em que o estabelecimento não concorda em realizar o estorno do valor do produto comprado, a pessoa pode acionar diretamente a operadora de seu cartão. Entretanto, o procedimento acaba sendo mais longo e burocrático, já que a operadora abre uma ocorrência na qual o cliente precisa juntar alguns documentos que comprovem o erro por parte do vendedor.
Dentre outros indícios, deve-se constar fotos e comprovantes de atraso na entrega.
Vale ressaltar, que o estorno do cartão de crédito sempre é realizado pelo estabelecimento comercial, sendo que a administradora só faz o papel de mediadora no processo.
Isso significa, que o dinheiro só será devolvido caso haja aceitação das condições por parte do vendedor. E, caso isso não ocorra, o consumidor poderá recorrer ao PROCON – que cuida de pequenas causas – para tentar se resguardar e questionar a decisão do estabelecimento.
(Redação – Investimentos e Notícias)