A Neogrid Participações S.A. (NGRD3), empresa do segmento de Software as a Service (SaaS) para a gestão de cadeias de suprimentos, apresentou receita líquida de R$ 63,5 milhões no segundo trimestre deste ano (2T22) e nível de recorrência de 97,4% redução de 1,2 ponto percentual ao mesmo período de 2021.
Destaque do trimestre, o plano estratégico traz os pilares para retomada da trajetória de crescimento e rentabilidade da empresa envolvendo reforço de times e ajustes operacionais. A empresa destaca que o curto prazo exigirá esforço e os ganhos de eficiência serão graduais – etapa necessária para construção de equipes e das bases sólidas para o projeto.
O plano inclui cinco grandes blocos sendo o primeiro a definição de mercados-alvo, isto é, os segmentos nos quais as soluções da Neogrid oferecem maior aderência e potencial de expansão. O maior foco de mercado foi desdobrado em todo o ciclo de produto: estão planejados ajustes no portfólio de soluções com intensificação de roadmap de P&D consistentes com as prioridades estabelecidas; adequação da estrutura de customer success para maior qualidade de suporte e retenção; remodelagem da estrutura comercial e expansão dos esforços de venda elevando o nível de especialização dos agentes e potencial de conversão de vendas. Completando o ciclo, o quinto bloco traz iniciativas para ampliação e diversificação da rede de distribuição apoiadas por novas parcerias comerciais.
Em cenário de deterioração macroeconômica que requer o endereçamento de riscos e a captura de oportunidades, o EBITDA do segundo trimestre somou R$6,4 milhões (-47,9% na comparação com o 2T21), com margem de 10,1% (-10,8 p.p. em relação ao 2T21), refletindo a consolidação das empresas adquiridas pela Neogrid.
O CEO, Jean Klaumann, planeja levar a Neogrid a níveis operacionais e financeiros superiores, trazendo a Companhia a nova trajetória de crescimento. “Na construção do nosso plano estratégico para 2022, elencamos fatores críticos, avaliamos aquilo que fazemos de melhor, e definimos nosso foco de atuação. A partir de uma análise de mercado ativo, concluímos que os segmentos de bens de consumo (CPG) e eletroeletrônicos oferecem uma combinação muito poderosa para promover nosso crescimento: nestas duas verticais temos o maior nível de sucesso, somam a maior parte de nossa receita e são suficientemente grandes para multiplicarmos o desempenho da Neogrid. Com essa estratégia focada em dois segmentos, somos capazes de otimizar as ferramentas e recursos que temos, tanto nos investimentos em tecnologia como no emprego dos times para realizar as entregas”, afirmou.
(Redação – Investimentos e Notícias)