A Inteligência Artificial vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas, seja para auxiliar em tarefas simples como montar uma playlist com as músicas preferidas, informar sobre a previsão do tempo, lembrar compromissos, ou até atividades mais estratégicas, como ajudar a realizar operações na Bolsa de Valores. Um exemplo é a utilização de robôs para Day Trade, que vêm crescendo a cada ano.
Conhecido como robô trader, os softwares conduzidos por algoritmos e Inteligência Artificial são utilizados, principalmente, na busca das melhores oportunidades na hora de comprar e vender ativos na Bolsa de Valores. Eles são focados em operações de curto prazo, por isso mais usados para Day Trade e Swing Trade.
Por meio da Inteligência Artificial, traders conseguem automatizar as regras de entradas e saídas, facilitando o monitoramento das negociações – o que é um ótimo diferencial para quem não pode ficar acompanhando as oscilações do mercado o dia todo. Além disso, os robôs traders não possuem o fator emocional, o que muitas vezes atrapalha quem faz operações de curto prazo.
Os robôs traders são programados por desenvolvedores de software e podem ser personalizados para diferentes estratégias. Entretanto, para que a execução seja feita com precisão, é preciso considerar diferentes fatores como:
- O stop gain e o stop loss.
- O intervalo médio das operações.
- A meta diária de ganhos e perdas.
- As condições de compra e venda.
- O objetivo por dia, semana ou mês.
- Os ativos e derivativos que serão operados.
Com as definições estabelecidas, o robô passa a monitorar as operações, desde que as condições preestabelecidas apareçam durante o pregão. Porém, como em toda operação de trading, a utilização de robôs oferece vantagens e desvantagens. “O robô consegue executar com mais precisão o setup (ou estratégia) do que uma pessoa comum. Então, o computador consegue acompanhar muito mais cenários do que uma pessoa e executar as ordens com mais precisão e velocidade”, diz Helder Wakabayashi, Analista de Investimentos da Toro.
A seguir, veja mais vantagens e desvantagens:
Vantagens
- Não é preciso acompanhar o mercado o tempo inteiro.
- Diminui a atuação do psicológico na operação manual.
- Minimiza erros humanos.
- É possível operar mais de uma estratégia ao mesmo tempo.
- Reduz a ansiedade com os stops automáticos.
- Possibilidade de fazer testes antes de começar a operar.
- Agilidade no envio das ordens.
Desvantagens
- É possível que ocorram falhas no algoritmo.
- O desempenho pode ser insatisfatório, dependendo do robô utilizado.
Enfim, para aproveitar o melhor da Bolsa de Valores com robôs de alta performance, acesse agora a estratégia de robôs de trading da Toro Investimentos em parceria com a SmarttBot.
Entenda: O que é Day Trade!