Cancelamento de Shows no Kennedy Center Após Inclusão do Nome de Trump Gera Polêmica e Boicotes - Investimentos e Notícias Cancelamento de Shows no Kennedy Center Após Inclusão do Nome de Trump Gera Polêmica e Boicotes - Investimentos e Notícias
Política

Cancelamento de Shows no Kennedy Center Após Inclusão do Nome de Trump Gera Polêmica e Boicotes

  • 30/12/2025 - 11h06
  • Atualizado 12 horas atrás
  • 2 min de leitura

Um veterano conjunto de jazz anunciou na segunda-feira que estava cancelando suas apresentações de Ano Novo no Kennedy Center, o mais recente grupo a se retirar da instituição artística de Washington depois que ela foi renomeada para incluir o presidente dos EUA, Donald Trump.

“O jazz nasceu da luta e de uma insistência implacável na liberdade: liberdade de pensamento, de expressão e da voz humana plena. Alguns de nós temos feito essa música há muitas décadas, e essa história ainda nos molda”, disse o conjunto de jazz Cookers em um comunicado.

O Kennedy Center tinha promovido duas apresentações de Ano Novo do Cookers como um “septeto de jazz estelar que incendiará o palco do Terrace Theater com fogo e alma”.

Richard Grenell, um aliado de longa data do presidente dos EUA que Trump nomeou como presidente do centro, disse na segunda-feira que tais boicotes são uma “forma de transtorno de perturbação mental” e que os cancelamentos provêm de artistas contratados pela liderança anterior da instituição.

Anteriormente, ele chamou os cancelamentos de “golpe político”.

Cancelamentos recentes

  • Um concerto de jazz na véspera de Natal foi cancelado na semana passada, e o apresentador do show, o músico Chuck Redd, atribuiu o fato à mudança de nome.
  • Doug Varone and Dancers, uma companhia de dança de Nova York, desistiu de duas apresentações em abril.

Os democratas consideraram ilegal a decisão da diretoria do Kennedy Center de acrescentar o nome de Trump à instituição, enquanto a família de John F. Kennedy denunciou que a medida mina o legado do presidente falecido.

A diretoria votou para renomear o local de artes como The Donald J. Trump and The John F. Kennedy Memorial Center for the Performing Arts, ou Trump Kennedy Center, para abreviar.

Trump busca colocar sua marca em Washington e seu nome em edifícios no segundo mandato. Críticos dizem que ele comprometeu as instituições ao instalar apoiadores leais e fazer ameaças de financiamento. Trump diz que está combatendo o que ele chama de viés liberal dessas instituições.

(Com Reuters)

Política

Médicos Sem Fronteiras Enfrenta Possível Impedimento de Operar em Gaza Devido a Novas Regras de Registro Impostas por Israel

A organização médica beneficente Médicos Sem Fronteiras espera ser impedida de operar em Gaza uma vez que não cumpriu o prazo de quarta-feira para preencher as novas regras de registro para agências de ajuda humanitária que, segundo Israel, têm o objetivo de impedir que o Hamas explore a ajuda internacional. A organização, que prestou assistência […]

Política

Jair Bolsonaro Passa por Novo Procedimento Médico para Tratar Soluços Persistentes em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro teve novos episódios de soluços e acabou passando por mais um procedimento médico, informou boletim do Hospital DF Star de Brasília divulgado no início da noite desta terça-feira, acrescentando que ele segue internado na unidade hospitalar em cuidados pós-operatórios de herniorrafia inguinal bilateral, por via convencional. “Apresentou novos episódios de soluços, […]