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Mercado

UE Avalia Inclusão de Apple Ads e Apple Maps nas Regras Digitais Rigidas

  • 28/11/2025 - 10h01
  • Atualizado 4 semanas atrás
  • 2 min de leitura

Os órgãos de defesa da concorrência da União Europeia examinarão se o Apple Ads e o Apple Maps, da Apple, devem estar sujeitos aos requisitos onerosos das regras digitais do bloco, depois que ambos os serviços atingiram os critérios principais, com a gigante da tecnologia dos Estados Unidos dizendo que eles devem ser isentos.

A App Store da Apple, o sistema operacional iOS e o navegador Safari foram designados como serviços de plataforma central nos termos da Lei dos Mercados Digitais, há dois anos, com o objetivo de controlar o poder das grandes empresas de tecnologia e abrir o campo para os rivais, para que os consumidores possam ter mais opções.

A Comissão Europeia disse que a Apple a notificou de que o Apple Ads e o Apple Maps atingiram os dois limites da lei para serem considerados “guardiões”.

Critérios para Designação como Guardiões

  • Serviços com mais de 45 milhões de usuários ativos mensais
  • 75 bilhões de euros (US$79 bilhões) em capitalização de mercado

A Comissão tem 45 dias úteis para decidir se os serviços de mapas e anúncios da Apple receberão essa designação, e a Apple terá seis meses para cumpri-la.

A Apple disse em uma resposta na sexta-feira que havia apresentado refutações oficiais ao órgão de fiscalização da concorrência da UE.

A empresa disse que o Apple Ads não é um grande participante do mercado de serviços de publicidade online na UE e tem participação mínima em comparação com rivais como Google, Meta, Microsoft, TikTok ou X, e que não usa dados de outros serviços da Apple ou de terceiros para esse serviço.

O Maps tem uso muito limitado na UE quando comparado a outros serviços de navegação por GPS, como o Google Maps e o Waze, e não apresenta funcionalidades essenciais de intermediação que permitiriam conectar usuários corporativos e usuários finais de forma mais direta, disse também a Apple.

(Com Reuters)

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