EUA Reduzirão Tarifas sobre Produtos Japoneses a Partir de 16 de Setembro, Diz Negociador Japonês - Investimentos e Notícias EUA Reduzirão Tarifas sobre Produtos Japoneses a Partir de 16 de Setembro, Diz Negociador Japonês - Investimentos e Notícias
Mercado

EUA Reduzirão Tarifas sobre Produtos Japoneses a Partir de 16 de Setembro, Diz Negociador Japonês

  • 09/09/2025 - 09h01
  • Atualizado 4 meses atrás
  • 2 min de leitura

As tarifas dos Estados Unidos sobre produtos japoneses, incluindo carros e autopeças, devem ser reduzidas até 16 de setembro, disse o negociador de tarifas do Japão, Ryosei Akazawa, nesta terça-feira.

Citando um documento do Registro Federal dos EUA datado de 9 de setembro que formalizou a ordem executiva do presidente Donald Trump sobre o acordo comercial EUA-Japão, Akazawa disse em uma coletiva de imprensa que as taxas tarifárias revisadas sobre produtos japoneses entrarão em vigor dentro de sete dias a partir de sua publicação.

Washington fechou um acordo comercial com Tóquio em julho, concordando em reduzir as tarifas para 15% sobre os produtos japoneses, incluindo automóveis, em troca de um pacote de US$550 bilhões em investimentos e empréstimos vinculados aos EUA.

A assinatura da ordem por Trump na semana passada resolveu algumas incertezas sobre quando as tarifas mais baixas seriam implementadas. Mas Akazawa reiterou nesta terça que as negociações comerciais não foram “resolvidas”, dizendo que o status de nação mais favorecida para produtos farmacêuticos e semicondutores não foi incluído na ordem executiva.

Declaração Conjunta

  • Uma declaração conjunta separada divulgada na semana passada disse que o Japão receberia consistentemente as menores taxas tarifárias sobre chips e produtos farmacêuticos entre todos os acordos comerciais negociados por Washington.
  • No entanto, Akazawa disse que o Japão continuará insistindo para que os EUA formalizem o compromisso por meio de uma ordem executiva.

Perguntado se o pacote de investimentos de US$550 bilhões poderá ser usado para financiar o acordo da Nippon Steel com a US Steel ou projetos do SoftBank Group, Akazawa disse que caberá aos EUA selecionar quais iniciativas receberão financiamento.

(Com Reuters)

Mercado

Ucrânia Intensifica Ataques a Infraestruturas de Energia na Rússia com Mísseis e Drones

A Ucrânia lançou mísseis britânicos Storm Shadow e drones de longo alcance produzidos internamente contra várias instalações russas de petróleo e gás, disseram autoridades militares e de segurança ucranianas nesta quinta-feira. A Ucrânia já usou anteriormente os mísseis de fabricação britânica para atacar alvos industriais russos que, segundo ela, ajudam na guerra de Moscou contra […]

Ibovespa

Fechamento Ibovespa: Alta impulsionada por cancelamento de entrevista de Bolsonaro e IPCA-15; Destaques para Petrobras (PETR4), Vale (VALE3), Itaú Unibanco (ITUB4) e Magazine Luiza (MGLU3)

O Ibovespa encerrou a terça-feira em alta significativa, ultrapassando novamente a marca de 160 mil pontos. O mercado reagiu ao cancelamento de uma entrevista que seria concedida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, além de analisar os dados do IPCA-15, a prévia da inflação. O índice de referência do mercado acionário brasileiro subiu 1,46%, atingindo 160.455,83 pontos […]

Mercado

Índia Anuncia Reformas para Simplificar Controles de Importação e Atender Preocupações dos EUA

A Índia anunciou nesta quarta-feira reformas para reduzir a burocracia e simplificar seus controles de qualidade de importação, atendendo a uma preocupação levantada pelos Estados Unidos sobre requisitos supostamente “onerosos” do país sul-asiático. Nova Délhi e Washington têm trabalhado para chegar a um acordo comercial, que a Índia espera que alivie a tarifa de 50% […]