MEC anuncia Fies Social para ajudar estudantes de baixa renda MEC anuncia Fies Social para ajudar estudantes de baixa renda
Mercado

MEC anuncia Fies Social para ajudar estudantes de baixa renda

  • 16/02/2024 - 16h42
  • Atualizado 10 meses atrás
  • 2 min de leitura

O Fundo de Financiamento Estudantil acaba de ganhar uma nova versão, que foi lançada pelo Ministério da Educação. Segundo o MEC, o Fies Social custeará 100% do valor dos cursos em instituições de ensino superior, aos estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A novidade visa ajudar estudantes que não possuem condições para garantir uma faculdade. 

Publicada nesta sexta-feira, 16, no Diário Oficial da União, a medida já passa a valer a partir de agora, porém será oficialmente aplicada a partir de julho.

Ainda de acordo com o governo, para obter o benefício, o estudante precisará se enquadrar no perfil, sendo necessário que o custo do curso a ser financiado esteja dentro dos limites estabelecidos pelo programa. Atualmente, o teto é de R$ 60 mil anuais para medicina, e R$ 42,9 mil para outros cursos.

Com isso, ficou estabelecido que metade das ofertas deverão ser destinadas aos estudantes de baixa renda, com a aplicação da reserva de vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, conforme proporção da população no local onde funciona a instituição de ensino.

Outro ponto importante, é que as vagas remanescentes deverão primeiramente ser aplicadas aos estudantes das políticas de ações afirmativas e depois abertas ao público em geral.

O MEC sinalizou ainda, que o Fies Social será disponibilizado a partir do segundo semestre de 2024, visto que o primeiro semestre letivo já encontra-se em andamento.

Vale lembrar, que o Financiamento Estudantil é uma política pública que concede financiamento aos estudantes inscritos em cursos pagos, de instituições de ensino superior que façam parte do programa, além de serem avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Os candidatos ao financiamento precisam ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingindo notas médias igual ou superior a 450 pontos, além de não zerarem a redação.

Mercado

Lula Inicia Proposta para Transição Energética com Fundo de Receitas de Petróleo e Gás

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que quatro ministérios elaborem em 60 dias uma proposta para orientar a transição energética do país, incluindo mecanismos de financiamento e a criação de um fundo específico custeado por receitas da exploração de petróleo e gás natural, segundo despacho publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. […]

Mercado

Desempenho Misto dos Índices de Wall Street Antes de Decisão do Fed; Warner Bros Discovery em Foco com Oferta Hostil da Paramount

Os principais índices de Wall Street tinham desempenho misto nesta segunda-feira, com os investidores adotando postura cautelosa antes de um corte amplamente esperado nas taxas de juros do Federal Reserve nesta semana que pode marcar uma das decisões com maior número de dissidentes em anos. Dados atrasados da semana passada mostraram que os gastos dos […]