Alphabet (GOOG): Waymo Considera Venda de Táxis Autônomos para Propriedade Pessoal em Meio à Concorrência com Tesla (TSLA) - Investimentos e Notícias Alphabet (GOOG): Waymo Considera Venda de Táxis Autônomos para Propriedade Pessoal em Meio à Concorrência com Tesla (TSLA) - Investimentos e Notícias
Tecnologia

Alphabet (GOOG): Waymo Considera Venda de Táxis Autônomos para Propriedade Pessoal em Meio à Concorrência com Tesla (TSLA)

  • 25/04/2025 - 15h10
  • Atualizado 10 meses atrás
  • 3 min de leitura

Os táxis autônomos Waymo, da Alphabet, podem estar disponíveis para as pessoas possuírem no futuro, disse o presidente-executivo Sundar Pichai na quinta-feira, assim como a fabricante de veículos elétricos Tesla se prepara para lançar robotáxis este ano nos Estados Unidos.

A Waymo, que começou como um pequeno projeto de direção autônoma em 2009 e foi desmembrada do Google sete anos depois, expandiu-se lentamente, mas de forma constante, em um mercado de veículos autônomos complicado, que registrou várias baixas devido ao aumento do investimento, requisitos regulatórios rígidos e obstáculos tecnológicos difíceis.

Com mais de 700 veículos em sua frota — 300 dos quais operam em San Francisco — a Waymo é a única empresa dos EUA que opera robotáxis não tripulados que cobram tarifas.

Pichai, em uma teleconferência, não forneceu um cronograma ou qualquer detalhe sobre como a empresa planeja vender os veículos da Waymo, além de dizer que “há uma opção futura para propriedade pessoal”.

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, comentou recentemente sobre o custo mais alto dos carros da Waymo em comparação com os da Tesla.

Os veículos da Waymo usam uma combinação de câmeras e sensores caros, como o lidar, para criar um mapa tridimensional da via, acrescentando redundância para aumentar a segurança. Por outro lado, a Tesla depende apenas da visão da câmera e da inteligência artificial, o que lhe permite manter os custos sob controle.

“Os Teslas provavelmente custam um quarto, 20%, do que custa um Waymo e são fabricados em um volume muito alto”, disse Musk após os resultados da Tesla na terça-feira. “Não vejo ninguém sendo capaz de competir com a Tesla no momento.”

Musk aposta o futuro da Tesla nos robotáxis e afirmou que os proprietários poderão eventualmente ganhar dinheiro listando seus veículos em um aplicativo de carona.

A empresa pretende lançar um serviço de robotáxi em vários Estados dos EUA este ano, uma meta que os especialistas em autonomia consideraram ambiciosa, dada a dificuldade da tecnologia em responder a cenários como mau tempo, cruzamentos complexos e comportamento de pedestres.

A rival Cruise, uma unidade da General Motors, fechou as portas no ano passado após um grande acidente que levou a uma investigação federal e a uma pequena multa criminal.

A Waymo, que testou sua tecnologia durante anos, agora está se concentrando em aumentar sua presença por meio de parcerias com empresas como Uber, a operadora de frotas Moove e as montadoras Hyundai, Zeekr e Jaguar.

(Com Reuters)

Tecnologia

Roblox Lança Tecnologia de IA para Criação de Modelos Funcionais em Jogos

A Roblox lançou nesta quarta-feira uma tecnologia de inteligência artificial capaz de gerar modelos totalmente funcionais dentro do jogo usando comandos em linguagem natural, à medida que a empresa investe em aprendizado de máquina para atrair mais desenvolvedores para sua plataforma de videogames. A tecnologia, chamada de criação 4D, foi lançada em versão beta e […]

Tecnologia

Snap Anuncia Subsidiária para Óculos Inteligentes de Realidade Aumentada para Concorrer com Meta

A Snap criará uma subsidiária independente para seus óculos inteligentes de realidade aumentada, buscando atrair investimentos externos e desafiar sua maior concorrente, a Meta, no mercado de dispositivos vestíveis, que está em rápido crescimento. O lançamento da unidade Specs, anunciado nesta quarta-feira, ocorre em um momento em que o sucesso dos óculos inteligentes Ray-Ban Meta […]

Tecnologia

Porsche Registra Queda de 10% nas Entregas Globais em 2025 com Desafios na China e Europa

16 Jan – A fabricante alemã de carros esportivos Porsche entregou 10% menos veículos globalmente em 2025, informou nesta sexta-feira, juntando-se às concorrentes alemãs Mercedes e BMW no relato de números mais fracos. A empresa entregou 279.449 veículos em 2025, em comparação com 310.718 unidades em 2024. Enquanto o crescimento no mercado norte-americano permaneceu estável, […]