Primeiro-ministro do Canadá convoca eleição antecipada - Investimentos e Notícias Primeiro-ministro do Canadá convoca eleição antecipada - Investimentos e Notícias
Política

Primeiro-ministro do Canadá convoca eleição antecipada

  • 23/03/2025 - 14h25
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 2 min de leitura

O novo primeiro-ministro canadense, Mark Carney, convocou no domingo eleição antecipada para 28 de abril, dizendo que precisa de um mandato forte para lidar com a ameaça que as tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, representam para a economia.

Embora a próxima eleição não estivesse marcada para antes de 20 de outubro, Carney espera capitalizar a recuperação notável de seu partido Liberal nas pesquisas desde janeiro, quando Trump começou a ameaçar o Canadá e o ex-primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou sua renúncia.

“Estamos enfrentando a crise mais significativa de nossas vidas devido às ações comerciais injustificadas do presidente Trump e suas ameaças à nossa soberania”, disse Carney.

“Há muito mais a ser feito para proteger o Canadá. Investir no Canadá, construir o Canadá, unir o Canadá. É por isso que estou pedindo um forte mandato positivo dos meus compatriotas canadenses. Acabei de solicitar que a governadora geral dissolva o Parlamento e convoque uma eleição para 28 de abril, e ela concordou”, afirmou Carney aos repórteres depois que a governadora geral — representante pessoal do rei Charles, chefe de Estado do Canadá — aprovou seu pedido de eleição.

Carney, ex-banqueiro central por duas vezes e sem experiência anterior em campanhas políticas ou eleitorais, conquistou a liderança Liberal há duas semanas ao convencer os membros do partido de que era a melhor pessoa para enfrentar Trump.

Agora, ele tem cinco semanas para conquistar os canadenses. As pesquisas sugerem que os liberais, que estão no poder desde 2015 e apareciam muito atrás dos conservadores da oposição no início do ano, agora estão ligeiramente à frente de seus rivais.

“Passamos de uma eleição em que as pessoas queriam mudanças para uma eleição que é realmente muito mais sobre liderança”, disse Darrell Bricker, presidente-executivo da Ipsos Public Affairs.

“A capacidade dos conservadores de atacar os liberais diminuiu muito, porque as pessoas estão concentradas no aqui e agora e no futuro próximo, e não no que aconteceu nos últimos 10 anos”, afirmou ele por telefone.

(Com Reuters)

Política

EUA Intensificam Sanções Contra Maduro e Aumentam Tensão com Rússia e China

Os Estados Unidos informaram às Nações Unidas nesta terça-feira que vão impor e aplicar sanções “ao máximo” para privar o presidente venezuelano Nicolás Maduro de recursos, enquanto a Rússia alertava que outros países latino-americanos poderiam ser os próximos. O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, há meses vem realizando uma campanha de ataques letais […]

Política

Ministro da Defesa de Israel Nega Planos de Reassentamento na Faixa de Gaza em Conflito com Plano de Trump

O ministro da Defesa de Israel negou qualquer intenção de reassentamento na Faixa de Gaza nesta terça-feira, após comentários sugerirem um eventual desejo de Israel que bateram de frente com o plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o enclave palestino. O ministro da Defesa, Israel Katz, afirmou que o Exército israelense nunca […]

Política

Documentos Revelam Frequentes Voos de Trump no Jato de Epstein, Segundo Novos Arquivos do Departamento de Justiça dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voou no jato particular de Jeffrey Epstein, condenado por crimes sexuais, “muito mais vezes do que foi relatado anteriormente”, apontou email de um promotor de Nova York que integra um novo lote de documentos sobre Epstein divulgado nesta terça-feira pelo Departamento de Justiça dos EUA. Em um email […]