CSU registra lucro líquido de R$ 11,2 milhões no 2T20

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CSU registra lucro líquido de R$ 11,2 milhões no 2T20 Foto: Divulgação CSU registra lucro líquido de R$ 11,2 milhões no 2T20

Mesmo diante de um cenário desafiador, a CSU, empresa líder no mercado brasileiro de prestação de serviços de alta tecnologia voltados ao consumo, relacionamento com clientes, processamento e transações eletrônicas, encerrou o segundo trimestre de 2020 com evolução positiva de suas margens e principais indicadores financeiros. Registrando EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 31,3 milhões - crescimento de 38,6% em relação ao 2T19 - a Companhia reportou um Lucro Líquido de R$ 11,2 milhões, expansão de 142,8% na comparação anual e de 20,4% em relação ao último trimestre (1T20).

Com Receita Bruta de R? 126,2 milhões, por mais um trimestre, a CSU reiterou o compromisso com seus acionistas e anunciou a distribuição de R$ 2,7 milhões de Juros Sobre o Capital Próprio (JCP), totalizando de R$ 4,9 milhões referentes ao primeiro semestre de 2020.

"Ainda em um ambiente macroeconômico marcado pelo avanço e desdobramentos da pandemia no Brasil, encerramos o período com uma evolução favorecida pela oferta de soluções digitais diferenciadas, que se mostraram essenciais nesse momento; pelo modelo de negócios, que tem como característica a grande recorrência de receitas, e pelo empenho dos nossos colaboradores que têm contribuído para a entrega de resultados", afirma Ricardo Ribeiro Leite, Diretor de Relações com Investidores da CSU.

A Divisão CardSystem, responsável pelas atividades de processamento e administração de meios eletrônicos de pagamento, ganhou destaque no período devido à alta demanda e oferta de soluções digitais. Mesmo diante de um cenário de pandemia, encerramos o trimestre com 24,6 milhões de cartões cadastrados e 16,5 milhões de cartões faturados, na comparação anual, registrando crescimento de respectivamente 20,9% e 8,0%, o maior crescimento registrado nos últimos seis trimestres. No período, foram renovados os contratos com a Porto Seguro e o Banpará, além das renovações contratuais com Tribanco e BNB, realizadas nos últimos doze meses. "Também iniciamos o projeto de certificação da bandeira ELO em nossa plataforma e lançamos os dispositivos wearables no Banrisul. Além das operações do Digital Banks, com o futuro lançamento de um produto totalmente digital. Todos os destaques irão impactar de forma positiva os resultados da Divisão nos próximos trimestres", revela Ricardo Ribeiro Leite.

A Companhia informa ainda que a CardSystem tem atuado ativamente em conjunto com os clientes para viabilizar as novas operações de Pagamento Instantâneo (PIX), pagamentos via WhatsApp, as soluções em conta pagamento, além das carteiras digitais Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay - em conjunto com as bandeiras Visa e Mastercard.

Provedora de soluções de marketing de relacionamento, programas de fidelidade (loyalty) e incentivo e de e-commerce, a MarketSystem registrou um volume financeiro transacional de R$ 61,6 milhões, uma redução de 8,4% na comparação com o 2T19 devido aos impactos da chegada no novo coronavírus, com a diminuição dos resgates de pontos com turismo (-22,4% YoY). Porém, com a expansão de produtos e serviços disponíveis na plataforma OPTea Divisão obteve um crescimento dos resgates de produtos (+40,9% YoY) - que possui maior fee atrelado a cada transação. "De forma a nos beneficiar desse momento de mercado - de forte expansão das vendas online - aceleramos a prospecção de novos parceiros comerciais no último trimestre, com a inclusão de novos varejistas na plataforma OPTe+".

Já a CSU.Contact finalizou o período com crescimento de 4,4% nas posições de atendimento (PAs) faturadas em relação ao 2T19, refletindo os novos contratos firmados no período, com maior utilização de soluções que empregam tecnologia de ponta, robotização e atuação por diversos canais de atendimento.

"Com o ‘Contact Center Home Office’, criado em meio à pandemia para fazer frente a essa nova realidade, mais de 80% dos atendentes foram colocados em regime de home office em tempo recorde - sendo uma das maiores operações dessa natureza no Brasil. Contratos como Uol e PagSeguro, firmados em abril de 2020, comprovam a capacidade da Divisão em atender às necessidades do mercado por meio de operações diferenciadas e cada vez mais voltadas ao digital, permitindo, inclusive, novos patamares de rentabilidade", finaliza Ricardo Ribeiro Leite.

(Redação - Investimentos e Notícias)