Inflação nos EUA Atinge Maior Alta em 18 Meses com Impacto de Tarifas de Importação - Investimentos e Notícias Inflação nos EUA Atinge Maior Alta em 18 Meses com Impacto de Tarifas de Importação - Investimentos e Notícias
Mercado

Inflação nos EUA Atinge Maior Alta em 18 Meses com Impacto de Tarifas de Importação

  • 18/12/2025 - 07h01
  • Atualizado 4 horas atrás
  • 2 min de leitura

Os preços ao consumidor dos Estados Unidos provavelmente registraram o maior aumento em um ano e meio no ano até novembro, o que ressaltaria a piora dos desafios de acessibilidade enfrentados pelos norte-americanos atribuídos parcialmente às tarifas sobre as importações.

O Escritório de Estatísticas do Trabalho do Departamento do Trabalho não publicará a comparação mensal quando divulgar o relatório atrasado do índice de preços ao consumidor de novembro nesta quinta-feira, depois que a paralisação de 43 dias do governo impediu a coleta de dados de outubro. A divulgação do índice de outubro foi cancelada porque os dados de preços não puderam ser coletados retroativamente.

A paralisação mais longa da história do governo dos EUA também afetou os dados do mercado de trabalho, com o governo deixando de publicar a taxa de desemprego de outubro pela primeira vez na história.

Mas o escritório de estatísticas publicará as taxas anuais do índice de preços ao consumidor e do núcleo, que exclui os componentes voláteis de alimentos e energia.

“O progresso da inflação para baixo estagnou”, disse Andy Schneider, economista sênior do BNP Paribas nos EUA. “Isso reflete, em grande parte, as empresas dos setores de produção de bens que repassam os custos tarifários para os preços.”

Os preços ao consumidor provavelmente aumentara 3,1% em novembro em relação ao ano anterior, o que seria o maior ganho desde maio de 2024, estimou uma pesquisa da Reuters com economistas. O índice avançou 3,0% nos 12 meses até setembro.

Mas o resultado pode ficar abaixo das expectativas, já que a coleta de dados foi adiada no final do mês, quando os varejistas ofereceram descontos para a temporada de férias. Isso pode ficar evidente nos preços mais baixos de produtos como móveis e artigos de recreação.

As tarifas de importação do presidente Donald Trump aumentaram os preços de muitos produtos, embora o repasse das tarifas tenha sido gradual, já que as empresas trabalharam com os estoques acumulados antes do endurecimento da política comercial e também absorveram alguns dos impostos, o que ficou evidente nos aumentos moderados dos preços dos veículos automotores novos.

(Com Reuters)

Mercado

Inflação nos EUA Abaixo do Esperado em Novembro, Impactada por Tarifas e Descontos de Feriado

Os preços ao consumidor dos Estados Unidos aumentaram menos do que o esperado no ano até novembro, mas a moderação é provavelmente técnica e os norte-americanos continuaram a enfrentar desafios de acessibilidade que foram parcialmente atribuídos às tarifas sobre as importações. O índice de preços ao consumidor subiu 2,7% em novembro na base anual, informou […]

Mercado

Estimativa da Safra de Soja do Paraná para 2025/26 Permanece Estável, com Crescimento de 4% Previsto em Relação ao Ciclo Anterior

A safra de soja do Paraná 2025/26 foi estimada nesta quinta-feira em 21,96 milhões de toneladas, estável ante a previsão de novembro, de acordo com levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral). No mês passado, o Deral havia mantido sua projeção de safra de soja em relação a outubro. Se a previsão se confirmar, a […]