Ruanda responde a críticas sobre patrocínios esportivos em meio a conflitos regionais - Investimentos e Notícias Ruanda responde a críticas sobre patrocínios esportivos em meio a conflitos regionais - Investimentos e Notícias
Política

Ruanda responde a críticas sobre patrocínios esportivos em meio a conflitos regionais

  • 20/02/2025 - 17h26
  • Atualizado 10 meses atrás
  • 3 min de leitura

A Ruanda afirmou nesta quinta-feira que as críticas da ministra das Relações Exteriores da República Democrática do Congo aos patrocínios do país vizinho aos clubes Arsenal, Bayern de Munique e Paris St Germain são uma ameaça para a paz e a estabilidade regionais.

Neste mês, a chanceler congolesa, Therese Kayikwamba Wagner, pediu que os três times de futebol encerrem seus acordos de patrocínio “manchados de sangue” com o “Visit Rwanda”, questionando a moralidade da manutenção das parcerias em meio a conflitos no leste da República Democrática do Congo.

Rebeldes do M23, apoiados por Ruanda, tomaram importantes cidades, na mais grave escalada do conflito que já dura mais de uma década e que tem raízes no espalhamento para o Congo do genocídio ocorrido em Ruanda em 1994, além da luta pelo controle dos abundantes recursos minerais em solo congolês.

“O governo de Ruanda rejeita as recentes tentativas da República Democrática do Congo de minar as parcerias internacionais de Ruanda por meio da desinformação e da pressão política”, afirmou em comunicado o Comitê de Desenvolvimento de Ruanda, que gerencia os acordos.

“Esses esforços não apenas são uma má representação da verdade, como também ameaçam as fundações da paz, da estabilidade e da cooperação econômica na região, que trabalhamos sem descanso para construir”, afirmou.

Kayikwamba Wagner repetiu suas críticas em uma pronta resposta, afirmando que Ruanda tem mais de 4.000 soldados ao lado do M23 e lembrando as recentes condenações proferidas pela ONU, os Estados Unidos e os países do G7.

Os conflitos no leste do Congo são acompanhados de violações dos direitos humanos, como execuções sumárias, bombardeio de campos de desabrigados, estupros coletivos e outras violências sexuais, segundo a ONU.

Nesta quinta-feira, os EUA fizeram a sua intervenção mais incisiva na crise, impondo sanções ao ministro da Integração Regional de Ruanda, considerado “central” para o apoio do país ao grupo militante M23.

Ruanda, por sua vez, afirma que está apenas se defendendo e acusa o Exército do Congo de se unir a milícias Hutus para massacrar os Tutsis no Congo e ameaçar Ruanda. Em 1994, Hutus promoveram o genocídio de Tutsis, e alguns destes últimos fugiram para o Congo.

Patrocínios esportivos

  • O “Visit Rwanda” passou a patrocinar o Arsenal em 2018, e o último acordo teria um valor de U$12 milhões por ano.
  • Em 2023, o Bayern de Munique assinou um acordo de cinco anos de desenvolvimento do futebol e promoção do turismo com Ruanda.
  • O “Visit Rwanda” também patrocina o PSG desde 2019.

A Reuters contatou os três clubes sobre os patrocínios, mas nenhum deles respondeu.

“Incentivamos que todos os parceiros internacionais de Ruanda …pensem com muito cuidado se Ruanda é um país que se alinha com seus valores”, concluiu Kayikwamba Wagner.

(Com Reuters)

Política

Comitê dos EUA Revoga Recomendação Universal de Vacina Contra Hepatite B ao Nascer, Apoiando Visão de Kennedy

Um grupo de consultores de vacinas descartou na sexta-feira recomendação de longa data para que todas as crianças dos EUA recebam a vacina contra a hepatite B ao nascer, uma importante vitória política para o secretário de Saúde Robert F. Kennedy Jr. que, segundo especialistas em doenças, reverterá décadas de ganhos na saúde pública. O […]

Política

Petrobras (PETR4) Anuncia Descoberta e Planeja Produção no Bloco Sudoeste de Tartaruga Verde em Dois Anos

A Petrobras poderá iniciar a produção no bloco Sudoeste de Tartaruga Verde em cerca de dois anos, afirmou nesta sexta-feira a diretora de Exploração e Produção da estatal, Sylvia Anjos. A empresa fez uma descoberta no bloco, localizado na Bacia de Campos, em novembro. A descoberta foi “maravilhosa”, disse Anjos durante evento. (Com Reuters)

Política

Perspectivas para Tarifas de Energia Elétrica em 2026: Possíveis Aumentos e Medidas de Alívio para Consumidores

Um provável aumento dos encargos tende a pressionar a tarifa de energia elétrica em 2026, mas os consumidores do mercado cativo, como as residências, podem ver algum alívio com medidas que redistribuem custos com consumidores de maior porte, disse a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira. O órgão regulador ainda não fez estimativa […]