21 Jan – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera com folga todos os cenários de primeiro turno para eleição presidencial de outubro deste ano, com chances inclusive de vencer em primeiro turno, e mantém a liderança nas simulações de segundo turno, mostrou pesquisa Atlas divulgada nesta quarta-feira.
De acordo com o levantamento, encomendado pela Bloomberg, os dois possíveis candidatos do campo bolsonarista — o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) — registram desempenho idêntico contra o petista em um segundo turno.
Em um cenário em que tanto Flávio, filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro, e Tarcísio são candidatos, Lula aparece com 48% das intenções de voto, enquanto Flávio aparece com 28% e Tarcísio soma 11%.
Outros Candidatos
- O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), tem 3%.
- Renan Santos, do partido Missão, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), tem 3%.
- Os governadores de Minas, Romeu Zema (Novo), e do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), aparecem com 2% cada.
- O ex-ministro Aldo Rebelo (Democracia Cristã) tem 1%.
- Brancos e nulos somam 2%.
A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto percentual para mais ou para menos. No dia da eleição, a Justiça Eleitoral considera apenas os votos válidos na apuração, retirando os brancos e nulos. Com isso, o cenário aponta que Lula poderia obter mais de 50% dos votos válidos e reeleger-se já em primeiro turno.
O Atlas simulou um cenário em que apenas Flávio é o candidato bolsonarista. Neste caso, Lula tem 49% e o senador aparece com 35%. Caiado (4%), Zema, Ratinho Jr. e Renan Santos (3% cada) e Aldo (1%) também aparecem neste cenário. Brancos e nulos são 2%, assim, Lula também tem chance de obter mais de 50% dos válidos, o que evitaria um segundo turno.
Quando Tarcísio aparece como candidato e Flávio não, Lula tem 49% e o governador de São Paulo fica com 28%. Caiado (5%), Zema e Ratinho Jr. (4% cada), Renan Santos (3%) e Aldo (1%) completam o cenário. Brancos e nulos são 5% e 1% não soube responder. Mais uma vez, o cenário indica chance de reeleição de Lula em primeiro turno.
Nas simulações de segundo turno, Lula venceria tanto Flávio quanto Tarcísio por 49% a 45% dos votos, segundo o Atlas. Na pesquisa do instituto em dezembro, Lula vencia Flávio por 53% a 41% e derrotava Tarcísio pelos mesmos 49% a 45% do levantamento atual.
A pesquisa entrevistou 5.418 pessoas pela internet entre os dias 15 e 20 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.
(Com Reuters)